FOCCA tem extensa programação na Fliporto 2012


Em mais um ano de parceria a FOCCA – Faculdade de Olinda se une a oitava edição da Fliporto que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro, em Olinda, e leva estudantes e docentes do curso de Letras para a Feira Literária, um dos eventos literários mais badalados do Estado que este ano presta homenagem ao escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues.

Todos os dias da Feira alunos do 2º e 8º períodos da graduação de Letras da Faculdade ministraram as oficinas literárias que serão oferecidas para crianças e jovens na Biblioteca Fliporto Criança. No dia 15, às 16h, na tenda da Fliporto Nova Geração, os alunos da FOCCA participam da temática Teatro, Cultura e Cidadania, com a encenação da peça “Cem Vezes Nelson” que traz texto de Antonio Nogueira e direção de Blanche Albuquerque.

No dia 17 de novembro, a programação FOCCA em Foco abre as atividades da Casa da União Brasileira de Escritores, às 10h, com discussão promovida pelos educadores da Faculdade acerca do tema “O universo é um grande livro e a vida é uma grande escola" com abordagens dos educadores da Faculdade Telma Dutra que vai falar sobre A Infância é um Livro Vivo! e o mestre Ronaldo Cordeiro que vai discorrer sobre Schopenhauer: o livro e a leitura. Ainda no mesmo dia, as 20h30, o coordenador do curso de Letras da FOCCA, Neilton Limeira, discorre sobre a Importância cultural dos Beatles para a literatura. Após a fala dele, tem início o show da Revolution Beatles Band.

No dia 18, às 9h30, na Feira Literária, a FOCCA numa parceria com a União Brasileira de Escritores (UBE) dá continuidade ao projeto a Arte de Narrar com a exposição do escritor José Bezerra de Lemos e de Francisco Mesquita sobre o tema Dessavessando o avesso na Avenida Brasil. A coordenação será do mestre Neilton Limeira, coordenador do curso de Letras da FOCCA.

Este ano, a FOCCA sedia a programação do Cine Fliporto 2012 que tem como eixo temático a homenagem prestada pelo congresso literário ao jornalista, dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues. Durante os quatro dias do evento serão exibidos as principais adaptações feitas para o cinema a partir das obras de um dos autores mais criativos da cena cultural brasileira. O Cine Fliporto acontecerá no auditório da Faculdade, na avenida Liberdade, em Olinda.

Os filmes selecionados mostram os diversos olhares sobre a obra de Nelson Rodrigues, incluindo tanto cineastas do Cinema Novo como Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman, quanto realizadores que ganharam projeção, sobretudo, por suas adaptações fílmicas, a exemplo de Neville de Almeida e Braz Chediak, que estarão, inclusive, participando de uma das mesas da Fliporto 2012, juntamente com a atriz Lucélia Santos e Nelson Rodrigues Filho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife