Crediart reúne artesãos e público na Perpart


Começou na última terça-feira (20) a primeira edição da Feira Integrada de Crédito e Artesanato (Crediart) na sede da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). O evento tem como objetivo a promoção de negócios, crédito, capacitação e formalização para empreendedores formais e informais do segmento artesanal de Pernambuco.
O evento, que segue até esta quinta-feira (22), gerará oportunidades de desenvolvimento de negócios e de crescimento para artesãos de todo o Estado. O diretor-presidente da Perpart, Rodrigo Amaro, fez a abertura do evento e destacou o trabalho da empresa na geração de oportunidades para empreendedores: “Aproximar artesãos e empreendedores a crédito acessível e competitivo cria um ambiente propício para novos negócios e geração de renda. Durante três dias de atividades os participantes terão grande chances de qualificar, desenvolver e profissionalizar seu pequeno negócio”.
No primeiro dia, a programação foi voltada para palestras, rodadas de crédito e oficinas. Pela manhã, a primeira palestra sobre Inclusão Financeira foi ministrada pelo gerente de negócios do Banco do Nordeste, Ronald Nascimento, que divulgou alguns números do microcrédito do BNB – CredAmigo. Nos últimos dois anos o programa teve um crescimento anual superior a 40%, com mais de três mil pessoas envolvidas no processo. O programa já conta com mais de um milhão de clientes ativos, segundo dados do último mês de junho. O Santander e a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) também apresentaram suas linhas de crédito e financiamentos voltados para os artesãos. À tarde, aconteceram oficinas viabilizadas pelo Sebrae/PE e pelo Senai.

Desde de quarta (21), durante todo o dia acontece a feira de artesanato que é aberta ao público. Rodadas de crédito, consultoria e orientação aos artesãos e atrações musicais também estão na programação dos dois dias de evento.
Esta é a primeira vez que a Perpart promove esse tipo de evento, explicou o superintendente de Fundos e Programas da empresa, Charles Carmona. “A ideia da realização da feira é promover o setor, evidenciando as diferentes expressões culturais em forma de produtos artesanais do Estado de Pernambuco. Queremos abrir um espaço de oportunidades para acesso às informações relativas ao mercado de crédito, instrumentos de gestão para negócios e contribuir, principalmente, com a geração de novos negócios para artesãos e artesãs do Estado”, explicou.
A Crediart é uma realização da Perpart e conta com o apoio da AD Diper, do Banco do Nordeste (BNB), do Banco Santander, da Secretária de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), do Sebrae, do Senai, da Agefepe e da Fundarpe.
MICROCRÉDITO// A Perpart tem estreita relação com o microcrédito. Através do Programa CredTodos ofertará recursos da ordem de R$ 753 milhões em parceria com o Banco do Nordeste, através da realização de 630 mil operações de crédito nos próximos quatro anos. O Programa, voltado para empreendimentos formais e informais da economia, ainda dá oportunidade para cerca de 200 estudantes da rede pública estadual que atuam como promotores e supervisores de crédito nas agências. A empresa também é responsável pela administração de seis fundos estaduais que auxiliam financeiramente o desenvolvimento do setor produtivo de pequenos negócios e da agricultura família.
A PERPART// A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Sociedade de Economia Mista vinculada à Secretaria de Administração (SAD), é uma empresa que tem em sua missão o compromisso de “participar de investimentos de interesse público no Estado de Pernambuco” e busca, no ambiente das microfinanças, promover ações que fortaleçam no Estado iniciativas empreendedoras, inserção no mercado de trabalho e geração de renda, especialmente, em relação aos estratos mais vulneráveis da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife