Coletivo questiona conceitos da pintura brasileira na Sala Nordeste

Fabio Baroli_Porquinho

Chega a Recife nesta terça-feira (6), a exposição "Territórios", que estará em cartaz na Sala Nordeste, no Bairro do Recife até o dia 7 de dezembro. A exposição propõe a reflexão acerca dos rumos tomados pela pintura brasileira e mundial, a partir da visão de uma nova geração de artistas oriundos das diversas regiões do país. Como uma síntese da diversidade cultural do Brasil, o projeto integra as regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste, a partir das incursões artísticas de Daniel Lannes(rj) , Fábio Baroli (MG), Fábio Magalhães (BA), Flávio Araujo (PA) e Thiago Martins Mello (MA).

A proposta se apóia no caráter de ruptura das produções contemporâneas, que dispensam rótulos e se concentram nos processos individuais de cada artista para oferecer uma investigação sobre as questões técnicas, conceituais e subjetivas da pintura. O título do projeto reflete o seu caráter autêntico e agregador: O termo "território" assume uma conotação de espaço ocupado por cada linguagem e narrativa presentes na pintura figurativa, que mantém sua essência e se fortalece ao estabelecer contato com ideias além de sua esfera de atuação.

A ultrapassagem de barreiras também está presente na criação da exposição: o maranhense Thiago Mello foi o elo de ligação da equipe, que até pouco tempo atrás, não se conhecia pessoalmente. "A idéia pôde tomar corpo com a ajuda da internet, único território que viabilizou nossos encontros em meio à distância física e às agendas de cada um. Até mesmo este fator digital dialoga com a nossa idéia, pela nova visão que ele traz ao conceito do espaço real e virtual, do local e do universal, do distinto e dos pontos em comum", afirma.

A mostra se apóia na amplitude de territórios alcançados pela arte, que ultrapassa a esfera estética para transmitir idéias, conceitos e questionamentos. Esta conquista de novos territórios também se reflete na proposta itinerante da mostra, que visitará outros estados, e irá envolver novos talentos para fortalecer a produção pictórica como uma construção contemporânea multidisciplinar.

"Territórios" foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 e tem acesso gratuito ao público.

Serviço: 
Territórios - Projeto Coletivo de Pintura
Onde: Sala Nordeste - Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife, Recife - PE
Data: de 06/11 a 07/12
Horário: Segunda à Sexta, das 10h às 18h
Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado