Cine Chinelo NoPE agora com três dias de exibição

                                   

Quem nunca saiu de uma sala de cinema com vontade de fazer o próprio filme? Para estreantes, profissionais e curiosos, vem aí o XIII Cine Chinelo NoPE, mostra de vídeos independentes, ao ar livre e sem curadoria, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, e agora com o terceiro dia de exibição, 1º de dezembro, na Rua da Alfândega, Bairro do Recife. Após a sessão Caldo de Cana, bandas se apresentarão no local.

A proposta é “desglamourizar” o cinema e, em clima “cine chinelesco”, o público é convidado a inscrever o seu filme democraticamente das 18h às 20h, no Bar do João, na Rua da Moeda (Bairro do Recife), todos os dias da mostra. Vale qualquer gênero e modo de captação, com duração de até 20 minutos (em DVD). A sessão começa às 20h30 e tem duração de 150 minutos. “É bom chegar cedo e pegar um lugar na fila”,  sugere o produtor Gê Carvalho, idealizador da mostra.

Na última edição do Cine Chinelo, realizada em junho deste ano, foram exibidos 32 filmes. A maior parte do estado de Pernambuco, mas também apareceu gente  com produções do Espírito Santo, de Goiás e da Espanha. O público espontâneo que comparece há oito anos ao evento foi superior a todas as edições. Mais de mil pessoas lotaram a Rua da Alfândega para conferir a inesperada Sessão Caldo de Cana.


Além do terceiro dia como novidade, os realizadores que se inscreverem nesta edição do Cine Chinelo NoPE poderão preencher uma ficha autorizando a veiculação de suas produções em outros canais, como TVs públicas e comunitárias brasileiras, favorecendo a democratização do audiovisual. O Cine Chinelo também  conta com transmissão simultânea do evento pela internet, possibilitando a participação do público virtual pelas redes sociais.

O Prêmio Cineclubista  – Melhor Filme para Reflexão, conferido pelo júri da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) estará lá com olhar atento. O vencedor do XII Cine Chinelo foi o filme [Re]Ver, de Paula Caal, Artur Baptista e Annyela Rocha. E após a exibição dos vídeos, todos os dias tem música com bandas da cidade para livre degustação e diversão sonora. 

Nesta edição, a banda Malícia Champion, do irreverente percussionista Ureia, abre o palco no dia 29.  No dia 30, a banda inusitada Trio Adubado faz um show com um conjunto de músicos de peso, como Buguinha Dub, Hugo Gila e Zymba. Para encerrar, no dia 1º, duas bandas lançam seus CDs recém saídos do forno, a Chambaril e a Ex-Exus. 

O Cine Chinelo NoPE é uma realização da Nano Produções, com apoio da Prefeitura do Recife, Shopping Paço Alfândega, Padaria Brotfabrik, Casa da Moeda, Pizzaria Candelabro e Bar do João. Patrocínio FUNDARPE, Funcultura e Secretaria de Cultura do Governo do Estado; e apoio institucional da FEPEC.  

Serviço:
XIII Cine Chinelo NoPE
Dias 29 e 30/nov. e 1/dez.
Rua da Alfândega – Bairro do Recife
Inscrições: 18h às 20h I Bar do João - Rua da Moeda
Sessão Caldo de Cana: 20h30

Bandas
Dia 29 - Malícia Champion
Dia 30 - Trio Adubado
Dia 1º - Chambaril e Ex-Exus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado