Boletim MinC


PERNAMBUCO

Sala Nordeste abriga a exposição Territórios até sete de dezembro
A exposição “Territórios” está em cartaz na Sala Nordeste, no Bairro do Recife. A mostra estará aberta ao público até 7 de dezembro, com entrada franca. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Galeria Nordeste de Artes Visuais Recife. A exposição propõe uma reflexão acerca dos rumos tomados pela pintura brasileira e mundial, a partir do olhar de uma nova geração de artistas, oriundos de várias regiões do país. Saiba mais: http://culturadigital.br/mincnordeste.

Pina e Peixinhos recebem oficina para formar afrocontadores de histórias
Nos dias 10 e 11 de novembro, os bairros do Pina e Peixinhos, no Recife, recebem um workshop para formação de contadores de histórias africanas e afrobrasileiras. Oferecido pela afrocontadora Kemla Baptista, pernambucana radicada no Rio de Janeiro, o projeto intitula-se “Hadithi Njoo”, que em Suahili, língua africana falada em países como Quênia, Tanzânia e Uganda, quer dizer “que venha a história”. O workshop complementa a Oficina de Cultura Nagô, que faz parte de um projeto maior, o Oxum Pandá Construindo Nossa Identidade, do Ponto de Cultura Afoxé Oxum Pandá. Saiba mais aqui.

 Bibliotecas públicas realizam encontro para discutir atuação do setor
O 1º. Encontro de Bibliotecas Públicas de PE será realizado nos próximos dias 13 e 14 de novembro, na Academia Pernambucana de Letras. O objetivo é eunir representantes dos quatro segmentos de bibliotecas públicas para discutir sua situação e pensar alternativas para o desenvolvimento do setor. O evento conta com a participação do assessor do MinC Nordeste Roberto Azoubel, e pretende reunir cerca de 180 profissionais que atuam em bibliotecas em PE, BA, PB, RN, MA e MG. Mais informações pelo telefone (81) 3184-3166.

V Janela Internacional de Cinema aporta o Cinema São Luís nesta sexta-feira
A quinta edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife começa nesta sexta-feira (09/11) no Cinema São Luiz com a exibição do longa-metragem pernambucano “Boa sorte, meu amor”, dirigido pelo cineasta Daniel Aragão, às 21h. Antes, haverá a abertura do Panorama Alemão com o filme “O perdão”, de Matthias Glasner, às 18h, que também integra a programação do festival – realizado com patrocínio do Governo do Estado através do Funcultura. Detalhes em: http://www.fundarpe.pe.gov.br.

Xilogravura ganha vida em oficina gratuita de animação
O Ponto de Cultura Cinema de Animação abre inscrições para oficina de desenho animado (2D) e stop motion para jovens interessados na técnica de xilogravura. Apoiado pelo edital “Mídia Livre” do Ministério da Cultura e coordenado pelo professor Lula Gonzaga, o curso irá acontecer no período de 12 a 16 de novembro de 2012, das 14h às 18h, também, no Espaço da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Gravatá. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas através do e-mail lulagonzaga@gmail.com oucinemadeanimacaodivulgacao@gmail.com.

Semana da Consciência Negra acontece até dia 24 no MAB
O Museu da Abolição (MAB) realiza a Semana da Consciência Negra: Memórias Afrobrasileiras, história e Educação, entre os dias 19 e 24 de novembro de 2012. A programação terá uma variedade de atividades com o objetivo de promover reflexões sobre temáticas de interesse das comunidades afrodescendentes de Pernambuco, promovendo seminários, oficinas, feiras, apresentações musicais e homenagens. Saiba mais em: http://culturadigital.br/mincnordeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado