Água na Boca faz palestra e show na Aliança


Nesta quinta-feira (14), às 20h, o grupo Água na Boca, da cidade de Nantes, na França, faz palestra sobre “Os caminhos da herança cultural africana na sua peregrinação além dos mares”. O evento, aberto gratuitamente ao público, será realizado na Aliança Francesa do Recife, na Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby, com apoio cultural do Consulado Geral da França para o Nordeste, Institut Français, Ville de Nantes e Spedidam.

Para este encontro, o grupo Água na Boca propõe um bate papo descontraído sobre a odisseia dos africanos trazidos às Américas, por uma rota na qual muitos passaram pelo Porto de Nantes. Séculos depois, com a miscigenação cultural no Brasil, carregando fortes traços de heranças africanas, grupos de música e de dança, dos mais variados gêneros, como o maracatu e o forró, chegam à Nantes, onde se mesclam e inspiram à cultura europeia.

Na palestra do dia 14, o grupo Água na Boca quer dividir com a plateia a experiência própria na formação de sua expressividade musical e compartilhar a noção do quanto e de que maneira a música brasileira é hoje reverenciada na Europa, onde se renova e mistura a novas possibilidades. Ao final do encontro, o Água na Boca fará um pocket show para a alegria do público.


Sobre o grupo – O Água na Boca explora novos mundos musicais com influência da música eletrônica e da música típica do Nordeste brasileiro. Os instrumentos tradicionais (berimbau, cavaquinho, alfaia, sanza, etc) são combinados com máquinas e programação eletrônica, formando uma mistura que inclui uma ranhura única de rock e pop europeu, da música improvisada e de ritmos nordestinos.

Esta abordagem original foi iniciada em Olinda e Recife, em outubro de 2007, com o percussionista argentino Ramiro Musotto, que era especialista em electro tribal Nordeste. Esta enriquecedora parceria fez com que Musotto se tornasse o gerente artístico de um álbum e concertos, que foram recebidos calorosamente pelo público brasileiro em 2009.

Depois de muitos passeios e concertos na França, Água na Boca volta ao Brasil em 2012 para uma turnê de um novo projeto com o percussionista Johann Brehmer e o DJ Chico Correa, após a reunião dos músicos brasileiros com o grupo, no Festival “Des Escales”, em Saint Nazaire, França, em 2008.

No retorno ao Brasil, o grupo pretende levar a turnê ao máximo de cidades e ao máximo de pessoas possível, com a autenticidade de sua música, com a paixão da cultura francesa e o amor pela cultura nordestina. O grupo Água na Boca traz nesta temporada pelo Brasil uma proposta diferenciada de seu próprio trabalho. Investiu num modelo acústico, remontando aos grupos percussivos populares, inspirado nas raízes da música popular brasileira, o grupo faz uma fusão de tendências eletrônicas europeias com sua cultura local e sua paixão pelo universo cultural do nordeste brasileiro.

Sua sonoridade é construída artesanalmente sem um sistema de som, apenas com pequenas caixas de som quando realmente necessário, como no caso de samplers e de alguns eletrônicos, indispensáveis à estética e fusão cultural do trabalho musical. 

Serviço:
Evento: Palestra e pocket show com o grupo Água na Boca
Local: Aliança Francesa do Recife (Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby)
Data: 14/11/2012 (quinta-feira)
Horário: 20h
Informações: 3202-6262
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente