Selim Ben Safia no 17º FIDR e em oficina na Aliança Francesa do Recife


Com apoio cultural da Aliança Francesa do Recife, o coreógrafo e dançarino franco-tunisiano Selim Ben Safia participa da programação do 17º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR), promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), por meio da Secretaria e Fundação de Cultura (FCCR), até este sábado (27). A apresentação dos espetáculos “Smurfeddin” e “Não estou me reconhecendo”, coreografados e interpretados por Selim, será nesta sexta-feira (26), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, Bairro do Recife.

Com “Smurfeddin”, Selim mostra que a dança não é feita apenas de movimentos, mas também de posições e posturas que redesenham a silhueta e a metamorfoseiam. Daí a necessidade do suporte, sinal tangível do espaço que sustenta o dançarino. Como cenário, apenas uma cadeira e uma parede de papel amassado que emoldura o palco. Mais que um cenário, uma dimensão do espaço que desloca a superfície do solo e a projeta verticalmente nas paredes onde o dançarino se apoia para dar impulso ao movimento.

Neste espetáculo, o vocabulário gestual do break se decompõe sob os olhos, revelando sua dinâmica interna pela repetição de posturas em vários pontos do espaço, como um gesto pictórico cubista. No final, Selim Ben Safia pede um som e dança, livre de qualquer suporte, além do espaço e do ritmo da música.


Já em “Não estou me reconhecendo”, o franco-tunisiano mostra um bailarino esgotado, que não se sustenta com a dança e cujo único potencial é o corpo. Um corpo a ser recuperado, apesar da fome e da fraqueza. Com esse espetáculo, Selim Ben Safia não procura ilustrar um mito nem recorrer a um código técnico inalterado, reapresentar figuras espetaculares adquiridas na escola, mas sim recriar uma linguagem coreográfica a partir dos conceitos envolvidos. Espetáculos, sem dúvida, imperdíveis. A programação completa do 17º FIDR está disponível no site http://www.festivaldancarecife.com.

Depois de sua apresentação no Teatro Hermilo Borba Filho, Selim Ben Safia ministra oficina neste sábado (27), das 14h às 17h, na Aliança Francesa do Recife, no Derby (Rua Amaro Bezerra, 466). No atelier ele fará uma mistura de estilos de danças e culturas. Em uma parte o hip-hop e sua cultura urbana e em outra, a dança contemporânea e suas influências. A proposta é decompor o gestual dos jovens das periferias por meio da corporalidade viril e explosiva do gênero hip-hop, adotando os métodos de investigação e de composição próprias da dança contemporânea.

Os interessados em participar da oficina com Selim devem entrar em contato com a secretaria da Aliança, pelo telefone (81) 3202-6262. Para profissionais e alunos de dança, o valor da taxa de participação é de R$ 10 e para o público em geral é R$ 20. Alunos da Aliança Francesa do Recife e do curso de dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não pagam.

Serviço:
Evento: Espetáculos “Smurfeddin” e “Não estou me reconhecendo”, com o coreógrafo e dançarino franco-tunisiano Selim Ben Safia
Data: 26/10/2012 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Rua do Apolo, 121 – Bairro do Recife)
Telefone: (81) 3355-3320

Evento: Oficina de Dança com Selim Ben Safia
Data: 27/10/2012 (sábado)
Horário: Das 14h às 17h
Local: Aliança Francesa do Recife (Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby)
Telefone: (81) 3202-6262

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado