Projeto SoloTeroplitanos chega ao Recife


SoloTeroplitanos é um projeto de circulação de quatro encenações do Território Sirius Teatro, de Salvador – Bahia.  Os espetáculos teatrais Seu Bomfim, Eterno Rêtorno – ERê, Sebastião  e Casa Número Nada foram apresentados nas cidades de Rio de Janeiro (junho) , Brasília (julho), São Paulo (setembro) e agora será apresentado em Recife, (outubro).  O projeto conta com duas apresentações de cada espetáculo nas cidades de destino sempre a preços populares. Coligado às apresentações, tem-se a realização do workshop Teatro Físico voltado para artistas locais. Ao todo, oito apresentações por cidades, perfazendo um total de 32 apresentações. Um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Em Recife as apresentações acontecerão no Teatro Marco Camarotti- SESC Santo Amaro, de 18 a 28 de outubro, de quinta a sábado, às 19h, e aos domingos, às 18h, com ingressos a preços populares de R$ 20 e R$ 10 (meia), tendo a seguinte ordem de apresentação: Sebastião -18 e 19/10;  Casa Número Nada –20 e 21/10;  Eterno Rêtorno - ERÊ -  25 e 26/10; Seu Bomfim – 27 e 28/10; O Worshop Teatro Físico acontecerá nos dias 20 e 21/10, das 10h30 às 13h, também no Teatro Marco Camarotti.


As encenações, que contam com a atuação e autoria de Fabio Vidal e Mariana Freire, possuem teores, temáticas e estéticas diferenciadas: Seu Bomfim possui um caráter regional, interiorano nordestino, e apresenta um desenvolvimento causal, de caráter tradicional, onde se prevê a construção de uma personagem. Já Eterno Rêtorno - ERê –  trata de temas urbanos e cosmológicos, apresentando uma dramaturgia de recortes, gerações de personas cênicas, de estética contemporânea, ligado ao movimento de performance-art. O terceiro espetáculo, Sebastião, traz à cena a teatralização de um fato real e inusitado, numa contação de história marcado por uma alta fisicalidade e a criação de uma trama adaptada de um acontecimento jornalístico, permeado de personagens, ambientes e situações.  Casa Número Nada aborda temas cotidianos em um espetáculo que conta a história de uma mulher (Renata) que se vê envolta numa situação limite, que a faz rever toda sua vida e seus valores.

O Território Sirius Teatro que, em 2012, completa 13 anos, constitui-se de um grupo de trabalho que desenvolveu uma metodologia de divulgação, formação de público, recepção e apresentação. O grupo artístico promove a circulação de produções do Teatro Baiano Contemporâneo, estabelecendo um repertório diferenciado de trabalho, mobilizado pela pesquisa estética e temática de assuntos e modos variados na cena, resultantes de processos criativos que agregam experimentação, inventividade e veiculação política, derivando acontecimentos cênicos múltiplos, de alta qualidade artística e técnica.

O público verá trabalhos artísticos cujo acontecimento teatral está fundamentado na autoria e atuação do ator-performer, seus elementos são seu corpo, voz e humanidade, pautado em um teatro físico, gerador de metáforas corporais e poesias cênicas, de leituras múltiplas e promotoras de sentimentos, significados e sensações.

Levando em consideração que toda ação cultural tem múltiplas dimensões, este projeto contribui para democratização da cultura, na medida em que gera novas oportunidades de contato com o público que vise o compromisso com o incentivo e a difusão de uma produção cultural e a formação de cidadãos mais sensíveis e críticos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado