Para marcar a Semana Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, ativistas promovem ato público no Parque 13 de Maio


Nesta sexta-feira (19), ativistas e movimentos que integram o Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) , com apoio da TV Pernambuco, realizam ato público no Parque 13 de Maio, das 15h às 18h, como parte do Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação. Haverá exibições de vídeos, selecionados pelo cineclube Cine Coque, e a projeção do vídeo sobre o Cordel do Marco Regulatório, realizado pelo Centro de Cultura Luiz Freire. 

A intervenção defende a ampla liberdade de expressão para todos e todas, face à concentração dos meios de comunicação que ainda persiste no Brasil.  evento também integra a Campanha Para Expressar a Liberdade, levada à frente pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que defende a criação de uma nova lei para as comunicações no País, capaz de ampliar a pluralidade de vozes e ideias na mídia brasileira.

O acesso à internet banda larga livre e de qualidade também será debatido no Liberdade de Expressão. Para quem?, com o objetivo de mostrar a necessidade de se criar políticas públicas que universalizem o acesso da população à rede. No Brasil, cerca de 62% dos domicílios não estão conectados à internet. No Nordeste, este percentual ainda aumenta, atingindo 79% de exclusão.


O Fopecom apoia a regulamentação dos sistemas de comunicação no Brasil, a fim de garantir a liberdade de expressão e contribuir para o fortalecimento da democracia. Diferentemente do que é propagado pelos meios de comunicação corporativos, a regulação da mídia não significa censura, mas, sim, a garantia de que vozes historicamente silenciadas, como as dos movimentos sociais, tenham espaço no debate público, e sujeitos historicamente invisibilizados e estigmatizados pela grande mídia, como negros, indígenas, quilombolas, mulheres e homossexuais, sejam representados longe de estereótipos. 
Conheça mais sobre a campanha Para expressar a Liberdade www.paraexpressaraliberdade.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife