Museu da Abolição promove a Semana da Consciência Negra

O Museu da Abolição (MAB) realiza a Semana da Consciência Negra: Memórias Afrobrasileiras, história e Educação, entre os dias 19 e 24 de novembro de 2012, em parceria com os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco - NEAB UFRPE; da Universidade Federal de Pernambuco-NEAB UFPE; o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena da Universidade Católica de Pernambuco, NEABI-UNICAP; Núcleo de Estudos Afro Brasileiro - AESO; o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Etnicorracial (CEPIR-PE); e a Coordenação Geral de Pesquisa em Educação da Fundação Joaquim Nabuco, numa perspectiva de ampliar as ações interinstitucionais e em rede.

A programação terá uma variedade de atividades com o objetivo de promover reflexões sobre temáticas de interesse das comunidades afrodescendentes de Pernambuco, promovendo seminários, oficinas, feiras, apresentações musicais e homenagens, com o intuito de divulgar políticas públicas que visam combater as desigualdades socioeconômicas, a discriminação racial e produzir e salvaguardar a memória dos afrodescendentes. As atividades visam trocar experiências no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais experimentadas pelos movimentos sociais e Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e produzir estratégias pedagógicas no campo da museologia junto aos professores das redes de ensino.


A Semana terá conferência de abertura do Prof. Dr. Rafael Sanzio da UnB, sob o tema "Geopolítica e Cartografia da Diáspora África- Brasil”, além de debates, rodas de diálogo e apresentações de bandas locais. Estará em exibição no Museu da Abolição duas exposições : Fotografias “Retratos: Lia de Itamaracá” de Emiliano Dantas; e Fotografias e Documentário “Invernadas dos Negros” de André Costantin e Daniel Herrera, 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras. No encerramento da Semana será realizada apresentação musical em homenagem ao cantor e compositor pernambucano José Tobias, radicado no Rio de Janeiro desde os anos 50, que cantará alguns de seus sucessos acompanhado do violonista pernambucano Henrique Annes. Mais informações pelo telefone (81) 3228-3248 ou através do site www.museudaabolicao.com.br.

Serviço: 
Semana da Consciência Negra: Memórias Afrobrasileiras, História e Educação
Local: Museu da Abolição - Rua Benfica, 1150 - Madalena  Recife - PE
Data: de 19 a 24 de novembro de 2012
Entrada franca
Mais informações: (81) 3228.3248 e www.museudaabolicao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife