Mestres do coco pernambucano em exposição gratuita no Recife


A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE / MinC) inicia nesta quinta (18), a partir das 19h, a exposição ”Mestres do Coco Pernambucano”, composta de fotografias pertencentes ao vasto acervo do Centro Cultural Farol da Vila, de Cabo de Santo Agostinho, que desde 1999 realiza ações de resgate e preservação deste folguedo popular. O acesso à mostra é gratuito e segue até o dia 26 de outubro.

A exposição tem um caráter itinerante e democrático: Nos municípios onde passou, as imagens foram expostas em espaços públicos, com o incentivo da participação de representantes locais do coco, ajudando o público a compreender toda a história e a contribuição deste folguedo à cultura popular brasileira. Entre os grandes nomes retratados, estão ícones como Selma do Coco, Biu de Aliança, Zé Neguinho, Galo Preto, Cila do Coco, João Goitá, Roberto Cocada, Daniel Junior, Beth de Oxum e Aurinha do Coco, entre outros.

Os trabalhos fotográficos apresentados fazem parte do Encontro do Coco Pernambucano, que este ano alcançou sua 13ª edição, promovendo ações pedagógicas de formação e difusão do coco de roda, com a inserção de mostras de cinema, oficinas-espetáculo, roda de coco e palestras. O projeto é vencedor de prêmios como o Programa Petrobras Cultural 2010, na linha Produção e Difusão e área Festivais de música, e o 1º Prêmio de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Cultural Palmares, com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, também em 2010.

Serviço:
Exposição “Mestres do Coco Pernambucano”
Visitação: até 29 de outubro de 2012
Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Sala Nordeste, Rua Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Informações: (81) 3117-8442/ 3117-8430
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife