Lívia Falcão e Fabiana Pirro comandam aula espetáculo gratuita para o público nesta quarta (10)


Nesta quarta (10) até o dia 17 de outubro, pela manhã, a partir das 10h, a Duas Companhias realiza dentro da programação dos seus oito anos de vida, duas aulas espetáculo abertas e gratuitas para o público. Serão 20 participantes no palco e mais 200 pessoas que poderão acompanhar como espectadores. Escolas e entidades interessadas em levar grupos para as apresentações ou para as aulas podem se inscrever pelo email duascias@gmail.com ou pelo telefone 9949-9945.

Na quinta (11), ainda como parte da festa de aniversário, às 20h, tem a leitura dramatizada do texto “Dormir Talvez Sonhar”, do cearense Oswald Barroso, professor, poeta, folclorista, jornalista e teatrólogo, com o elenco da Duas Companhias e artistas convidados. A entrada também é gratuita.

Na sexta (12) continua a temporada popular de “ocupação” do Teatro Barreto Júnior, no Pina, reunindo vários espetáculos do grupo. Para esta segunda semana de atrações, a programação conta com a parceria do Ministério da Cultura e Carrefour através do projeto “No Palco”, que prevê o patrocínio a 26 apresentações teatrais em espaços alternativos e teatros em várias cidades brasileiras, como João Pessoa, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo também cidades do interior em vários estados. Graças ao apoio do Minc e Carrefour, o público terá entrada gratuita na sexta (12/10), às 20h, para a peça "Divinas". No sábado (13/10), às 16h30 tem uma apresentação de "Caxuxa" que está fora do programa do Carrefour e por isso será cobrada a entrada de R$ 8,00. Mas o restante do final de semana segue com entrada gratuita ainda no sábado, às 20h, com o espetáculo "Caetana" e no domingo (14), com mais uma sessão de "Caxuxa", esta com patrocínio do projeto “No Palco”, às 16h30 e outra de "Divinas" às 20h.


Além dos espetáculos, leituras dramáticas e aulas espetáculo, a “festa” da Duas Companhias apresenta a exposição “Risos da memória”, que ficará montada no primeiro andar do teatro, com fotos que contam a trajetória do grupo e as afinidades e afetos reunidos ao longo da caminhada. As fotografias são assinadas por Daniela Nader, Renata Pires, Fred Jordão, Rodolfo Araújo, Renato Filho, Roberta Guimarães e Dudu Schneider.

A Duas Companhias - O nascimento da Duas Companhias partiu das atrizes pernambucanas Lívia Falcão e Fabiana Pirro, que tinham vontade de falar do seu lugar de origem, investigar sua cultura, mergulhar nas suas raízes. De 2004 a 2010, elas realizaram as montagens de Caetana, com texto e direção de Moncho Rodriguez (espetáculo visto por mais de 75 mil espectadores e que permanece em cartaz até hoje), e A Árvore de Júlia, com direção de Lívia Falcão; lançaram o livro “Uma história do teatro pernambucano daqui pr'ali e de lá pra cá” e o documentário “Caetana o Filme”; produziram oficinas e ciclos de leituras dramatizadas; e viajaram pelo Brasil e pela Europa com o repertório da Companhia.

Em 2011, com o elenco e o time de produção reforçados, a Duas Companhias realizou o pioneiro projeto “Formação de Mulheres Palhaças em PE” e o “Que Comédia! Ciclo de Leituras da Commedia Dell'Arte” e estreou mais um espetáculo, Divinas. Em 2012, a companhia comemora oito anos de vida e trabalho com Caetana e Divinas na estrada, e o nascimento do musical Caxuxa com o elenco jovem da trupe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife