Festcineamazônia anuncia os filmes da décima edição


O Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia anuncia nesta segunda-feira (15/10) os filmes selecionados para concorrer na mostra competitiva de curta-metragem e reportagem ambiental. São 51 produções cinematográficas de todas as regiões do Brasil e da América do Sul que concorrem nas categorias de animação, ficção, documentário e experimental. Mais de 350 filmes foram inscritos nesta décima edição do festival. O evento será realizado do dia 6 a 10 de novembro, em Porto Velho.

Os filmes selecionados para mostra foi feita por Alexandre Guerreiro, mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Cinema pela UFF e em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Produtor cultural e curador de mostras como O Cinema de Eric Rohmer, Godard 80, O Cinema de Carlos Saura, O Rio de Janeiro Segundo o Cinema, é também idealizador do Cineducando - Festival de Cinema e Educação. 

Outro jurado foi o jornalista, editor e diretor de TV e cinema, Délcio Teobaldo. Produziu, dirigiu, narrou os documentários: Série “Cantos de fé, de trabalho e de orgia”: “Morre congo, fica congo”; “Ladainhas – Rezas e outros ofícios de fé e de cura”; “Cantos de Calamboteiros”; “Rio de Janeiro Sagrado”, de Rosane Santiago; “Tomio Kikuchi – Percepção Palavra Potência”; “Laene Teixeira Mucci – Terra Tempo Poesia”; “Perfume de Gardênia”; “Revelando São Paulo – Um encontro de fé e folia”; “Caçambada Cutuba – A história que Rondônia não escreveu”.


Também participou da pré-seleção dos filmes, o editor audiovisual, arte e tecnologia Pablo Ribeiro que tem no currículo vários trabalhos no cinema, na televisão e na música, como o documentário “Raul Seixas – O Início, O Fim e o Meio”, “Alô, Alô Terezinha”, o filme “Budapeste”, o programa Esquenta da Regina Casé (TV Globo) entre outros.

O Festcineamazônia se consagrou como o maior festival de audiovisual da região, integrando o circuito nacional de festivais de cinema e vídeo. O festival tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer - SECEL. Mais detalhes pelo site www.cineamazonia.com .

Jurados da pré-seleção:

Alexandre Guerreiro

Atua como professor na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC-RJ há 14 anos.  Produtor cultural e curador de mostras como O Cinema de Eric Rohmer, Godard 80, O Cinema de Carlos Saura, O Rio de Janeiro Segundo o Cinema, é também idealizador do Festival de Cinema e Educação - Cineducando.  Dirigiu, entre outros, o curta Adro da Candelária (Troféu Jangada de Melhor Filme / prêmio OCIC, no Festival Guarnicê, em 2007) e Os Donos da Morte (Melhor Diretor Estreante na Mostra Curta Cinema 2002).  Coordena a Mostra Competitiva do Araribóia Cine - Festival de Niterói e integra a equipe do Cinema e Educação - CINEDUC, pelo qual ministra oficinas para professores.

Délcio Teobaldo

É escritor, jornalista, documentarista, etnomusicólogo, produtor, roteirista, editor e diretor de TV e cinema. Produziu, dirigiu, narrou os documentários: Série “Cantos de fé, de trabalho e de orgia”: “Morre congo, fica congo”; “Ladainhas – Rezas e outros ofícios de fé e de cura”; “Cantos de Calamboteiros”; “Rio de Janeiro Sagrado”, de Rosane Santiago; “Tomio Kikuchi – Percepção Palavra Potência”; “Laene Teixeira Mucci – Terra Tempo Poesia”; “Perfume de Gardênia”; “Revelando São Paulo – Um encontro de fé e folia”; “Caçambada Cutuba – A história que Rondônia não escreveu”.

Escreveu, produziu e dirigiu para a TV: “Na Pele” (Art-Vídeo/TVE Rede Brasil, 2001); “Infância Limitada”, terceira classificação na BBC de Londres e prêmio de melhor direção (TVE, 2002); “Atitude.com”; “Supertudo”, TVE/RJ; “A vida é um show”, “Conversa Afinada”, “Bossa Sempre Nova” e “Cena Musical”, “Samba na Gamoba”, “Musicograma” (TV Brasil); “Mojubá” (Canal Futura).
  
Pablo Ribeiro

É montador, editor audiovisual, músico, arte e tecnologia. Está trabalhando no filme “Brincante”, direção Walter Carvalho, em andamento, e o documentário “Filme de Cinema”, em estreia prevista para 2013.

Trabalhou no documentário: “Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio”, direção Walter Carvalho, na ficção: “Budapeste”, com direção Walter Carvalho, “Alô Alô Terezinha”, direção Nelson Hoineff, “Moacir Arte Bruta”, direção Walter Carvalho. Esquenta! da Regina Casé – TV GLOBO - Temporada 2012. Nomes da Moda (Série) – direção Lao Andrade – Fashion TV, 2011. O Nordeste de Ariano Suassuna – Andanças, histórias e Poesias, Sesc / Canal Brasil, direção Walter Carvalho, 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo