Enquanto Recife ferve com o 17° FIDR o premiado espetáculo de dança LEVE pega a estrada com apresentação e oficinas em Garanhuns esta semana

LEVE. Foto: Breno Cesar

O espetáculo de dança “LEVE”, do Coletivo Lugar Comum, que por onde passa vai encantando plateias pelo Brasil inteiro, segue em mais uma etapa do calendário de circulação pelo interior de Pernambuco, projeto aprovado pelo FUNCULTURA. Serão duas apresentações gratuitas em Garanhuns neste domingo (28), às 16h e 20h, ambas no teatro Luís Souto Dourado.

Durante a circulação, a equipe da premiada montagem, que já passou por 15 estados brasileiros e foi vista por mais de 5 mil pessoas do País, também está oferecendo oficinas de dança (com Maria Agrelli e Renata Muniz) e iluminação (com Luciana Raposo, a principal iluminadora em atuação hoje na cena teatral pernambucana). As inscrições para as oficinas também são gratuitas, mas as vagas são limitadas. (Confira o calendário de oficinas abaixo).

Iniciado em março, o projeto de circulação já passou por cidades como Goiana, São Lourenço, Caruaru, Arcoverde e Petrolina. “LEVE” é um convite à beleza de despertar todos os sentidos no compartilhamento de um momento inteiro, que através da arte da dança e da poesia traduz a leveza e dureza de sermos nós, com nossas dores, saudades e os voos e quedas que nos cabem. Os cheiros desenvolvidos e trabalhados especialmente para criar uma atmosfera única entre artistas e público, o tato, o olhar, a música belíssima na trilha assinada por Isaar França, o poema de Mário Quintana na voz das bailarinas Maria Agrelli e Renata Muniz no centro da mandala desenhada no chão, o gosto do encontro que fica no contato de nos percebermos assim, simplesmente e maravilhosamente humanos.


“LEVE” foi concebido e montado em 2009, reunindo artistas recifenses em um espetáculo de dança que traz novos conceitos para a cena, promovendo a integração entre movimento, música, cenário e iluminação.  É um espetáculo que proporciona ao público um ambiente poético e intimista, e comove por tratar de temas tão recorrentes à condição humana: a morte, as perdas, as saudades. As sensações de impotência, dor, raiva, angústia, vazio, alívio se mesclam nas cenas, desveladas pelos corpos das bailarinas e pela atmosfera criada para este trabalho. A montagem estreou nacionalmente em junho de 2009, com uma trajetória de sucesso e premiações, incluindo melhor espetáculo júri oficial e popular, trilha sonora, iluminação, cenografia e bailarina no Prêmio APACEPE de Teatro e Dança de 2010. Participou do Festival Palco Giratório circulando por 15 estados diferentes, foi visto em mais de trinta cidades do Brasil. Desde sua estreia já foi assistido por mais de 5 mil pessoas.

Serviço:
* LEVE GARANHUNS - (TEATRO LUIS SOUTO DOURADO)
Endereço: Praça Dom Moura, s/n, Santo Antônio, Centro. Garanhuns
27 e 28/10 - Oficina de iluminação
28/10 - Oficina de dança
28/10 - 16h e 20h - Duas apresentações de Leve

FICHA TÉCNICA (criação) 
Concepção, criação e coreografia: Maria Agrelli e Renata Muniz
Assistente de Coreografia: Liana Gesteira
Consultoria Artística: Valéria Vicente e Maria Clara Camarotti
Laboratórios Criativos: Liana Gesteira
Preparação Vocal: Conrado Falbo
Pesquisa Teórica e Diário de Criação: Renata Pimentel
Trilha Sonora Original: Isaar
Iluminação Criação e Execução: Luciana Raposo
Figurino Criação: Maria Agrelli
Figurino Execução: Maria Lima
Cenário Criação e Design Gráfico: Isabella Aragão e Luciana De Mari
Cenário Execução: Isabella Aragão, Luciana De Mari e Martiniano Almeida
Fotos: Breno César 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife