Degustação de cinema no 3emeio Cultura em Movimento


Nesta quarta-feira (10), às 19h, será exibido o filme Os Sapatinhos Vermelhos seguido de bate-papo com a crítica de cinema Ana Catarina Galvão. Reserve sua vaga no site www.3emeio.com.br. O filme, da famosa dupla de diretores Michael Powell e Emeric Pressburger, conta a história do tirânico e perfeccionista Boris Lermontov (excelente Anton Walbrook), que sabe, como ninguém, descobrir novos talentos, mas lhes impõe dedicação exclusiva. Assim, quando a bailarina Victoria Page (Moira Shearer, de fato uma bailarina famosa na Escócia) se apaixona pelo compositor Julian Craster (Marius Goring), ele tenta impedir o romance.

Pressionada para sacrificar tudo pela dança, Vicky se identifica com a heroína do balé “Os Sapatinhos Vermelhos”, vítima de um par de sapatilhas enfeitiçadas, e, como ela, envereda por um caminho trágico. Livremente inspirado em um conto de Hans Christian Andersen, tem um tom estilizado de conto de fadas para adultos. Graças à coesão e brilhantismo de todos os setores técnicos, o fantástico se une ao real num turbilhão de cores, simbolicamente aproveitadas, e a paixão dos artistas por sua arte passa, num clima mágico, para os espectadores.

Com fotografia de Jack Cardiff, magníficos cenários e primorosas coreografias, Os Sapatinhos Vermelhos vai além de uma dramática história de amor, traduzindo-se, sobretudo, como uma reflexão sobre os bastidores do espetáculo. Um dos filmes favoritos de Martin Scorsese, que conseguiu, através da sua Fundação, restaurá-lo a partir do negativo original. Foi classificado em sexto lugar entre os 100 melhores filmes britânicos de todos os tempos. Pura emoção de cores, ritmo e beleza. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife