Cenas-experimentos com foco na mímica corporal em demonstração gratuita neste sábado (27)

Yael Karavan em cena.
Foto: Arquivo Yael Karavan

Neste sábado (27), às 17h, no auditório da Livraria Cultura (Paço Alfândega) e com entrada gratuita, será apresentada a segunda etapa do projeto “A Escrita do Corpo: Dramaturgia do Ator no Processo de Criação”, com os atores do Grupo Quadro de Cena demonstrando cenas-experimentos a partir das técnicas de mímica corporal apreendidas em oficina com a atriz e bailarina israelense Yael Karavan, da companhia The Karavan Ensemble. A iniciativa conta com incentivo do Funcultura.

O Grupo Quadro de Cena pretende com este projeto associar teoria e prática teatral para investigar a formação e treinamento do ator numa perspectiva em que o mesmo é elemento fundamental da escrita da cena. Para isso, o grupo está realizando estudos teóricos em paralelo a treinos práticos semanais desde janeiro deste ano, e convidou artistas de renome no panorama estadual, nacional e internacional para orientar e construir em conjunto respostas às indagações propostas pela pesquisa. Em maio, fizeram oficina e aula demonstração com Carlos Simioni, do Lume Teatro.

Além de Yael Karavan, Alexandro Souto Maior e André Filho estão como pesquisadores-encenadores para misturar as linguagens da mímica, do teatro narrativo e da música, respectivamente, à uma partitura corporal que cada Quadrante está buscando construir ao longo desse primeiro semestre. Cada encenador trabalhará durante uma semana para pesquisar a junção dessas linguagens específicas ao conjunto de gestos, formas e energias corporais e vocais moldado por cada integrante do grupo, numa troca de experiências que irá resultar em três experimentos-cênicos de 20 minutos ao final de cada semana de trabalho. O “Livro das Perguntas”, de Pablo Neruda, será o mote para a construção dos experimentos.

A última ação do projeto consiste em uma comunicação oral para exposição de resultados e para o lançamento de um artigo vinculado à pesquisa a ser escrito pelos Quadrantes. O artigo será primeiramente publicado no blog do Quadro de Cena com licenciamento Creative Commons, aparato jurídico do direito autoral para regulamentar o uso e o compartilhamento de obras na internet. O selo CC é uma alternativa flexível ao “todos os direitos reservados”, do copyright, e ao “nenhum direito reservado”, do copyleft, permitindo ao autor de uma obra intelectual escolher a maneira como irá distribuir, difundir, compartilhar ou vender sua criação, sem deixar de garantir um acesso amplo e legalizado de utilização daquele material pelos internautas e interessados.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado