Aula espetáculo e leitura dramatizada da obra de Hermilo de graça no Barreto Júnior nesta quarta (17) e quinta (18)


Nesta quarta-feira (17), a partir das 10h, a Duas Companhias realiza dentro da programação dos seus oito anos de vida, a segunda aula espetáculo do mês. A primeira aconteceu na semana passada. É aberta e gratuita. Serão 20 participantes no palco e mais 200 pessoas que poderão acompanhar como espectadores. Escolas e entidades interessadas em levar grupos para as apresentações ou para a aula podem se inscrever pelo email duascias@gmail.com ou pelo telefone 9949-9945.

Na quinta (18), ainda como parte da festa de aniversário, às 20h, tem a leitura dramatizada do texto “Um Paroquiano Inevitável”, de Hermilo Borba Filho. A peça, de 1965, retrata uma família em meio às crises, surpresas e epopeias da vida diária de cada um. No elenco estão Agrinez Melo, Bernardo Valença, Mário Sérgio Cabral, Cláudio Ferrario, Sônia Bierbard, Luciano Pontes, José Mário Austregésilo, Flávio Louzas e Fabiana Pirro. A direção é de Livia Falcão e a entrada também é gratuita.

Na sexta (19) continua a temporada popular de “ocupação” do Teatro Barreto Júnior, no Pina, que reuniu vários espetáculos do grupo desde o início de outubro e que se despede do público neste final de semana. Na sexta (19/10), às 20h, tem a peça "Divinas". No sábado (20/10), às 16h30 tem "Caxuxa" e às 20h, o espetáculo "Caetana". No domingo (21), mais uma sessão de "Caxuxa", às 16h30 e outra de "Divinas" às 20h.


Além dos espetáculos, leituras dramáticas e aulas espetáculo, a “festa” da Duas Companhias apresenta a exposição “Risos da memória”, que está montada no primeiro andar do teatro, com fotos que contam a trajetória do grupo e as afinidades e afetos reunidos ao longo da caminhada. As fotografias são assinadas por Daniela Nader, Renata Pires, Fred Jordão, Rodolfo Araújo, Renato Filho, Roberta Guimarães e Dudu Schneider.

A Duas Companhias - O nascimento da Duas Companhias partiu das atrizes pernambucanas Lívia Falcão e Fabiana Pirro, que tinham vontade de falar do seu lugar de origem, investigar sua cultura, mergulhar nas suas raízes. De 2004 a 2010, elas realizaram as montagens de Caetana, com texto e direção de Moncho Rodriguez (espetáculo visto por mais de 75 mil espectadores e que permanece em cartaz até hoje), e A Árvore de Júlia, com direção de Lívia Falcão; lançaram o livro “Uma história do teatro pernambucano daqui pr'ali e de lá pra cá” e o documentário “Caetana o Filme”; produziram oficinas e ciclos de leituras dramatizadas; e viajaram pelo Brasil e pela Europa com o repertório da Companhia.

Em 2011, com o elenco e o time de produção reforçados, a Duas Companhias realizou o pioneiro projeto “Formação de Mulheres Palhaças em PE” e o “Que Comédia! Ciclo de Leituras da Commedia Dell'Arte” e estreou mais um espetáculo, Divinas.

Em 2012, a companhia comemora oito anos de vida e trabalho com Caetana e Divinas na estrada, e o nascimento do musical Caxuxa com o elenco jovem da trupe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife