Artista plástica Vera Sato expõe trabalhos na Aliança Francesa

Trabalho de Vera Sato

“Interfaces: Brasil-France” é o nome da exposição que a Aliança Francesa do Recife promove a partir desta terça-feira (23). A mostra traz 25 trabalhos da artista plástica Vera Sato. São representações simbólicas da memória e patrimônio da cultura do Brasil e da França. Mesclando o figurativo e o abstrato, as peças são trabalhadas com diferentes técnicas – litografia, óleo, acrílico e aquarela.

O Farol de Olinda e os campos de girassóis e lavanda da Provence são alguns dos temas registrados por Vera Sato na mostra “Interfaces: Brasil-France”, que fica em cartaz na Aliança Francesa (Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby) até o dia 09 de novembro.

Ao acreditar que no diálogo entre países há um processo de identidade, Vera focou sua criação na pesquisa, leitura, cursos, viagens e na própria compreensão que tem do Brasil e de outras regiões do mundo. “Minha produção de escritora e artista plástica não fica reduzida neste processo de identidade, mas dele se alimenta muitas vezes”, ressalta.

E justamente com base na pesquisa da identidade dos países, ela foi construindo uma narrativa, partindo do imaginário, das representações simbólicas, da memória e patrimônio das culturas do Brasil e da França. “Armei um quebra-cabeças, juntando peças, um ´bricolage´. Articulando-as, formei um painel que teve como resultado essa produção artística, que é também um processo de construção e desconstrução”, frisa Vera Sato.

Ainda de acordo com ela, seus trabalhos ora exploram a linguagem da abstração, ora utilizam símbolos, signos, como numa linguagem secreta, que leva o expectador não só à fruição estética, mas à reflexão e decifração de códigos. “Sou uma artista que optei por uma produção livre do mercado de arte, gosto de navegar nas águas, por assim dizer, do figurativo e do abstrato. Aprecio quando o expectador se vê na minha obra. Às vezes ele se vê literalmente, pois em algumas peças eu coloco um pequeno espelho, num régard corporal que leva à reflexão”, revela.


A exposição “Interfaces Brasil-France” é considerada por Vera, muito prazerosa, pois mostra a França que tantas vezes visitou, suas belas cidades, maravilhosos castelos, museus, arquitetura, teatros. “É o país das ideias revolucionárias, berço de Voltaire, Victor Hugo, Simone de Beauvoir, Sartre, Proust, Rodin, os Curie, dentre muitos outros gênios que iluminaram e enriqueceram a humanidade em diversas áreas de atuação. O Brasil é influenciado por toda a cultura francesa. Confesso que foi difícil produzir essa série de trabalhos, porque eu tinha tantas ideias em mente, um vasto manancial de temas. Eu passaria meses pintando temas sobre o Brasil e a França”, conclui.

Serviço:
Evento: Exposição “Interfaces: Brasil – France”, da artista plástica Vera Sato
Local: Aliança Francesa do Recife (Rua Amaro Bezerra, 466, Derby)
Data: De 23/10 a 09/11/2012
Informações: (81) 3202-6262
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife