Show do novo CD traz Beto Kaiser de volta e resgata um pouco da história do Recife

Depois de um tempo afastado dos palcos pernambucanos, Beto Kaiser volta aos estúdios, grava um álbum de inéditas e faz show de lançamento no próximo dia 16 de agosto, às 20h, no Teatro Barreto Júnior, no Pina. Morando há mais de 30 anos no Recife, o guitarrista carioca Beto Kaiser logo se apaixonou pela cidade e seu povo. E foi justamente essa paixão que o inspirou nas composições de “Seu Serafim, Profissão Herói”, seu novo CD autoral cheio de referências à história da terra do Galo da Madrugada (onde o músico tocou por vários anos no trio elétrico principal).

A começar pelo final em ritmo de Frevo da faixa de abertura, que leva o nome de uma praia do Litoral Sul do estado, “Itapuama” (um hard rock “chiclete” com solos no estilo Iron Maiden). Já em “Maxambomba” (outro rock pesado com solos destorcidos) Beto simula o som do trenzinho urbano trazido da Inglaterra para ser o primeiro transporte coletivo motorizado da capital pernambucana. Corruptela popular para “machine pump”, a maxambomba foi uma espécie de bisavô do “metrô de superfície” do Recife – Metrorec (inaugurado em 1985) e operou de 1867 (quando ainda existiam escravos na cidade) a 1919 (com a chegada dos bondes elétricos).


Outro interessante registro histórico do Recife que Kaiser faz em seu novo disco é o da saudosa gasosa “Fratelli Vita”. O gostinho especial do refrigerante de guaraná - que marcou época na cidade desde a instalação da primeira fábrica na Rua da Imperatriz (1913), passando para a Rua da Soledade até ser vendida para a Brahma (1972) - também ficou imortalizado em forma de um “esperto” heavy metal.

Em “Seu Guezim” (um divertido country com uma “nervosa” bateria) e “Beethoven” (uma canção lenta executada ao violão) Beto Kaiser faz uma releitura das próprias composições do tempo da “Banda Cristal” (sua primeira formação profissional), para nostalgia dos que acompanharam a cena recifense de rock dos anos 1980. A Cristal tocava no “Espaço Arte Viva” (em Boa Viagem), o mesmo point alternativo que deu origem ao movimento Manguebit e onde fizeram suas primeiras apresentações as bandas Mundo Livre S/A (de Fred Zeroquatro) e Urb Et Orb (com o então desconhecido Chico Science no vocal).

“Doce Mar” (mais progressiva) é outras bela canção do novo disco, na qual Beto homenageia a mãe, Tem também “Azul Marinho” (uma balada romântica com forte apelo sentimental) e “Los Germanos” (um rock´n´roll com solos eloquentes), que prestigiam dois grandes amigos que Kaiser fez na cidade. Por fim, “Seu Serafim” (um rock-pop “adocicado” que empresta o título ao CD) e “O Negão” (um rock romântico com sabor nostálgico), dedicadas ao pai e ao irmão.

Os mesmos músicos que participaram da gravação do CD (Estúdio Casona) formam a banda MUCICA, que acompanhará o guitarrista Beto Kaiser no show de lançamento: Ebel Perrelli na bateria e Jansen Mendonça na guitarra-base, além de Gustavo Bigode e Sérgio Eduardo (irmão de Beto) dividindo o baixo. As cortinas do Teatro Barreto Júnior (Pina) serão abertas pontualmente às 20h, para os amantes da boa música ao vivo, na próxima quinta-feira 16 de agosto de 2012.

Serviço:
SHOW DO GUITARRISTA BETO KAISER
(lançamento do CD “Seu Serafim, Profissão Herói”)
Teatro Barreto Júnior – Pina
Qui (16) / 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Mais informações: www.seuserafim.k6.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SaGRAMA festeja sua trajetória recebendo convidados no show “Na trilha dos 30” no Teatro do Parque

Festival OLAR leva cinema gratuito a Carpina (PE), com exibições na praça e mostra online de latinos-americanos

4º Festival Eu Amo Café traz combos de cappuccino com doce em 33 cafeterias de PE