Teatral Arraial recebe o projeto Receita de Samba

O Teatral Arraial, na Rua da Aurora, no Recife, apresentou durante dois meses, o projeto Receita de Samba, com a proposta de mostrar um panorama de como é feito o samba no Brasil e, mais especificamente, em Pernambuco. Agora, na reta final, será promovido seis apresentações até o final de julho. Nesta quarta-feira (11), o projeto começa com apresentação de Herbert Lucena. Gonzaga Leal, curador do projeto, e a anfitriã Dalva Torres. Continuando, presença da diva do samba pernambucano Karynna Spinelli (12), Jussara Silveira (14), Cláudia Beija (15), Lucinha Guerra (18) e a mineira Déa Trancoso (19).

Herbert Lucena - Foto: Divulgação
O cantor pernambucano Herbert Lucena, que se apresenta no dia 11, ele foi o grande destaque do Prêmio da Música Brasileira de 2012, vencendo as categorias melhor cantor regional, melhor álbum regional e melhor projeto gráfico, com "Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo aquilo que eu tenho para vender". Além do repertório do disco, o cantor vai mostrar composições de Jackson do Pandeiro na apresentação.

Karynna Spinelli - Foto: Divulgação
Karynna Spinelli, sobe ao palco do teatro no dia 12, com a proposta de mostrar o samba com a "cara de Pernambuco". O repertório de "Morro de Samba", de 2010, deve dominar a apresentação. A mineira Jussara Silveira, que faz show no dia 12, deve mostrar o disco lançado em outubro de 2011, "Ame ou se mande", e o lançado só com músicas angolanas, "Flor bailarina", este ano.


Cláudia Beija - Foto: Pedro Ozelme
A pernambucana Cláudia Beija vai mostrar, no dia 15, o espetáculo "Noel dá Samba", sobre a obra de Noel Rosa. A também pernambucana Lucinha Guerra apresenta, no dia 18, o show "Saias de Samba", título do novo CD da cantora, onde mistura o ritmo com o samba de roda, o samba canção e de gafieira.

O último show, no dia 19, vai homenagear dois grandes nomes do samba e da música popular brasileira: Marlene e Assis Valente. O compositor e sambista Assis Valente é autor de muitos dos sucessos eternizados por Carmem Miranda. Já a cantora e atriz Marlene, que está completando 90 anos em 2012, foi uma das estrelas da época de ouro do rádio. O repertório do show será o mesmo do disco em que Marlene apresenta sucessos de Assis Valente, do fim da década de 1950. A cantora não poderá vir do Rio de Janeiro por problemas de saúde, mas a cenografia será composta por figurinos usados por ela em vários shows.

Dea Trancoso. Foto: Divulgação
A mineira Déa Trancoso, é a convidada desse último show (19), além de cantar composições autorais, ela também irá participar da homenagem a Marlene e Assis Valente. Déa é uma notável  pesquisadora da música popular brasileira e da tradição oral brasileira, principalmente das músicas do Vale do Jequitinhonha.

Além dela, no show do dia 19, foram convidados artistas como Sérgio Cassiano, Josildo Sá, Mônica Feijó, Geraldo Maia, Cláudia Beija, Xico de Assis e a grande sambista pernambucana Selma do Samba, para cantar, acompanhados por Déa, Gonzaga e Dalva Torres, a última música do repertório: "Alegria", de Assis Valente. Esse show será o único no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, às 20h30.

Serviço:
Receita de Samba
Dias 11, 12, 14, 15 e 18 de julho, às 18h30, no Teatro Arraial - Rua da Aurora, 457, Boa Vista.
Dia 19 de julho, às 20h30, no Teatro Apolo - Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife