Sucessos de Luiz Gonzaga embalaram primeira noite do 22° FIG

Projeto Viva Gonzagão. Foto: Beto Figueiroa/OSanto/Secult PE

“Para mim, ele é o rei”. Essa foi a definição do comerciante Adeilton Lacerda, 39, sobre a homenagem feita ao centenário de Luiz Gonzaga na noite de abertura do 22° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Garanhuense, Adeilton ainda exaltou a importância do forró tradicional, que segundo ele, é “o melhor que existe”. Ao seu lado, a professora Joelma Oliveira, 39, lembrou que Luiz Gonzaga é, além de tudo, uma figura histórica e que seu legado nunca deve ser esquecido. Ambos estiveram presentes em todas as edições do FIG e não poderiam deixar de marcar presença na noite desta quinta-feira (12), que curtiram até o final.

A fina chuva não abalou os ânimos do público da Esplanada Guadalajara. Às 21h, a festa começou com o cantor pernambucano Mourinha do Forró, que deu início às homenagens aos 100 anos de Gonzagão, lembrando logo na primeira música que Garanhuns é a terra “Onde o Nordeste garoa”. O repertório do forrozeiro incluiu clássicos da carreira do Rei do Baião e colocou todo mundo para dançar desde cedo.

Em seguida, a Família Gonzaga subiu ao palco ao som dos merecidos aplausos da plateia. O grupo é formado por parentes diretos de Luiz Gonzaga e se dedica a divulgar e preservar seu trabalho. Sobrinhos, neto e prima do Velho Lua revisitaram seus grandes sucessos, como “A vida do viajante”, encantando a Guadalajara.

A terceira atração foi também uma das mais esperadas, e não foi por menos: Elba Ramalho demonstrou toda sua presença de palco – e de espírito – com seu show especial de São João. Radiante e acompanhada por dançarinos, Elba prestou sua homenagem a Luiz Gonzaga entoando músicas como “Asa Branca”. Mas o repertório não deixou de lado os sucessos que consagraram a carreira da cantora – foi com “De volta pro aconchego” que Elba fez toda a Guadalajara cantar junto, num dos momentos mais memoráveis da noite.

No auge da festa, o sempre carismático Dominguinhos, discípulo de Gonzagão, honrou o mestre com canções como “Numa sala de reboco” e “Baião”. Para Adeilton, o show do compositor, nascido em Garanhuns, foi o destaque da abertura: “Adoro Dominguinhos, porque ele é daqui da terra”, disse, demonstrando o orgulho que sente pelo conterrâneo.

Para encerrar a noite, o Projeto Viva Gonzagão trouxe ao palco diversos artistas do cenário musical nordestino, como Bia Marinho, Teresinha do Acordeon, André Macambira e Cristina Amaral, para cantar músicas de Luiz Gonzaga com arranjos especiais. A festa seguiu pela madrugada adentro, e o público ainda pôde dançar ao som de grandes sucessos do mestre.

O 22° Festival de Inverno de Garanhuns continua com todo o fôlego nesta sexta-feira (13), quando a Guadalajara recebe as cantoras Zizi Possi e Zélia Duncan, entre outras atrações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife