Som da Terra: Banda Víruz

Foto: Michelle Souza

Por Gianfrancesco Mello

Desenvolver uma abordagem mais madura em relação às questões político-sociais da atualidade, promovendo uma releitura de todas as relações conflituosas como o desemprego, a violação do direito à cidadania, a violência, a prostituição, a seca, o caos das drogas e a falta de acesso à saúde e à educação. Com este objetivo, em meados do ano de 1993, a banda de rap Víruz foi fundada junto com a União dos Rappers e DJs de Pernambuco (Unidrad). Ao longo desses 19 anos, o grupo formado por Dom Pablo (vocal), Riva Le Boss (guitarra), Márcio Lemos (baixo) e Marcos Monte (bateria) preserva, cultiva e divulga a pernambucanidade por todo o Brasil.

Segundo o guitarrista da banda, Riva Le Boss, antes, a formação inicial era composta por 11 integrantes e isso durou seis anos, mas, por motivos diversos, os outros componentes foram saindo da equipe até chegar à formação atual. “A princípio, trabalhávamos de maneira diferenciada, pois desenvolvíamos alguns trabalhos comunitários. Depois, resolvemos nos juntar e começamos a levar música para as comunidades menos favorecidas, além de ONGs e igrejas”, pontua.

No decorrer desses anos, a banda tornou a música seu principal instrumento para conscientizar a população por meio de performances alternativas como, por exemplo, a realização de shows, palestras e seminários. Esse tipo de iniciativa faz com que a Víruz informe e esclareça os assuntos abordados dentro do hip-hop pernambucano. Assim sendo, a banda tem a certeza de estar cumprindo importante papel social para o país e de forma coerente com seus princípios ideológicos, usando o rap como instrumento maior de comunicação para atingir todas as camadas sociais, indistintamente.

“Nas nossas letras, não fazemos uso de palavrões de baixo calão e nem fazemos apologia de maneira errada a nada. O que queremos é conscientizar as pessoas dos problemas sociais e políticos que enfrentamos diariamente”, explica Riva Le Boss. A banda, atualmente, prepara o show da turnê que percorrerá, a partir deste mês, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.

Ainda de acordo com o guitarrista da Víruz, o grupo já possui um CD “demo” com quatro faixas, são elas: Como bala, Pego o microfone, A música e Jogo do poder. “Estamos preparando, em estúdio, o nosso CD com 12 músicas, intitulado de Na cara. Escolhemos esse título para o nosso álbum por termos a necessidade de abrir os olhos do público para o que está acontecendo com o nosso país, principalmente na política, pois tudo está na nossa cara. Vamos desenvolver um trabalho bastante cênico.” Com todos os trabalhos realizados e alguns ainda por desenvolver, a Víruz mostra ao mundo que o rap vive culturalmente no Estado.

Extras

Melhor Banda de Rap de Pernambuco pelo Rap Popular Brasileiro 2009 – CUFA/GLOBO;

Melhor Banda de Rap 2008 e 2009 do Projeto Black Mix (Eleita pela internet e formadores de opinião de Pernambuco);

Banda mais acessada no Portal da Prefeitura do Recife e, em janeiro de 2009, a banda que teve 20 mil downloads (www.musicarecife.com).

Informações e shows:
8785-0910
8860-5796
bandaviruz@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife