Quatro temáticas em um só dia no Curta Doze e Meia

A Cauda do Dinossauro. Foto: Divulgação

Videoclipes, literatura, produção independente e universo feminino, tudo num só dia. Nesta quinta-feira (19), essas temáticas e outras indiretas, o público poderá rever nos vídeos do Curta Doze e Meia desta semana, em mais uma sessão da retrospectiva. Serão exibidos os clipes “Punk rock hardcore” e “Propóstata”, o videopoema “Sihen” - do projeto Olhares Sobre Lilith - e os curtas “A Cauda do Dinossauro”, “Visita Íntima”, “Balada das duas mocinhas de Botafogo” e “Domingo”. Após a exibição, haverá bate-papo descontraído com o público presente. As atividades do cineclube ocorrem no auditório do Centro Cultural Correio Recife, sempre às 12h30, com entrada gratuita.      

O Cineclube Curta Doze e Meia é uma iniciativa de cineclubistas de Pernambuco - que já desenvolvem atividades com exibição de filmes em diferentes regiões do Estado – e conta com o apoio do Centro Cultural Correios, Coletivo NegoBom, Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Sambada Comunicação e Cultura e do Cineclube Macaíba.

Vídeos a serem exibidos:


Punk rock, hardcore (PE)
Videoclipe
Artista: Devotos
Direção: Cláudio Assis – 1´54
  
A Cauda do Dinossauro (SP)
Direção: Francisco Garcia
Fic, 2007, 17min

No submundo decadente de uma cidade em ruínas, onde tudo era proibido, uma mulher busca o último dos prazeres. Baseado em obra original de Angeli publicada na revista Chiclete com Banana na década de 80.

Visita íntima. Foto: Divulgação
Visita Íntima (PR)
Direção: Joana Nin
Doc, 2005, 15min

O que faz uma mulher livre escolher um presidiário para desenvolver um relacionamento amoroso? Entre as personagens, algumas conheceram o companheiro na penitenciária, outras visitam o marido há décadas. Elas se sentem valorizadas e se consideram bem-amadas. São mulheres que insistem num relacionamento cheio de constrangimentos e privações, mesmo sofrendo as consequências dessa opção. Neste filme, o universo carcerário está presente quase que exclusivamente no relato das mulheres, e nunca sob o ponto de vista dos maridos.

Propóstata (PE)
Videoclipe
Artista: Textículos de Mary
Direção: Marcelo Pinheiro – 3´23

Balada das duas mocinhas de Botafogo. Foto: Divulgação
Balada das duas mocinhas de Botafogo (RJ)
Direção: Fernando Valle e João Caetano
Fic, 2006, 14min

Duas irmãs, Marília e Marina, recém-saídas da adolescência, buscam no sexo e na noite do Rio de Janeiro uma resposta para escapar do vazio de suas vidas. Abandonadas pelo pai, que deixou a família e sumiu, e pela mãe, que vive com elas mas nada compartilha com as filhas, Marília e Marina se apoiam uma na outra e buscam um caminho. Sem guia ou referência, em meio a noitadas sem memória e relações sem sentido, elas procuram uma saída – qualquer saída. Baseado no poema homônimo de Vinicius de Moraes.

Domingo (CE)
Direção: Camila Battistetti e Danilo Carvalho
Fic, 2011, 02min

Família em casa num Domingo.

Olhares sobre Lilith – SIHEN (PE)
Direção: Séphora Silva          

O vai-e-vem dos homens / E o apito do trem / Conta o compasso / Do coração que já parou

(trecho do poema de Cida Pedrosa)

Serviço:
Retrospectiva Curta Doze e Meia
Dias 19 e 26 de julho
e 09 e 23 de agosto de 2012
Quintas-feiras, às 12h30
Gratuito
Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife