O Recife ganha mais espaços de desenvolvimento cultural

Por Camila Marques e Thiago Torres (Especial para a Agenda Cultural do Recife)

Foto: Divulgação
Centro Cultural da Caixa Econômica Federal

Localizado na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, encontra-se o mais novo Centro Cultural da Caixa Econômica Federal. O espaço funciona em um dos mais antigos e charmosos prédios do bairro, o Edifício Arnaldo Dubeux, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2006. O espaço onde hoje está instalado o Centro Cultural serviu, durante anos, como sede de grandes instituições financeiras. Durante 70 anos, o Arnaldo Dubeux abrigou o Banco de Londres e depois a Bolsa de Valores de Pernambuco e Paraíba.

Depois de passar por um processo de reforma e restauração, que durou dois anos, o prédio virou um espaço cultural, fruto de uma parceria da Caixa com o Governo de Pernambuco. O objetivo do projeto é expandir a cultura local em diversas cidades espalhadas pelo país, entre elas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e agora o Recife.


A escolha das cidades leva em consideração a relação do local com a cultura. “A inauguração da Caixa Cultural Recife faz parte de um movimento de expansão e descentralização das unidades da Caixa Cultural em todo o país. A efervescência cultural da cidade, aliada à importância histórica do prédio foram fundamentais na escolha do Recife como uma das novas sedes”, explica a gerente da Caixa Cultural Recife, Tereza Miranda. O centro da capital pernambucana foi inaugurado no dia 15 de maio com a exposição Segredos, do artista plástico goiano Siron Franco.

O Centro, que possui cine-teatro, salas de exposições, museu, salas de oficinas, salas multimídia, espaço de conveniência e livraria, tem por objetivo oferecer todo o tipo de intervenções culturais como exposições, shows, teatro, cinema e outros eventos que propaguem a arte. A expectativa é que esse centro venha a contribuir diretamente para a cultura pernambucana, difundindo novas formas de valorização artística e inclusão social, alinhado com a proposta do governo de Pernambuco de propiciar a todos o acesso aos diversos bens culturais principalmente locais.

Os moradores de uma cidade que respira cultura aprovaram a iniciativa. A engenheira ambiental Mirella Lira Freire, 27 anos, já foi ao Centro e não se decepcionou. ”Achei o espaço muito interessante. Durante as escavações foram encontrados objetos antigos que foram conservados. O espaço é muito bonito, com piso e  teto todo de vidro, o que permite a entrada da luz solar e oferece um efeito muito interessante, vale a pena conferir ”, afirma a recifense. 

Foto: Divulgação
Espaço de Arte Casa Mecane

Trata-se de outro ponto que vem ganhando destaque, cada vez maior, na cidade. Inaugurada no dia 2 de julho de 2011, a Casa Mecane foi criada com o intuito de receber toda a classe artística, para ensaios de grupos e apresentações; reuniões de caráter político; entre outras atividades. “O espaço não poderia receber um nome diferente. Chama-se Casa porque sempre queremos que todos se sintam à vontade, e Mecane (do grego: Mechane) pelo fato de que a própria estrutura do ambiente se revela como os bastidores de um teatro, onde tudo deve acontecer simultaneamente, por trás das cortinas”, pontua Dado Sodi, diretor da Casa.

Foto: Divulgação
O mais novo espaço de arte do Recife conquista cada vez mais um público que une o prazer pela arte a um bom café. Buscando uma maior qualificação técnica artística, o ambiente oferece aulas de dança, música e teatro, recitais de poesia e literatura, acrescentando parcerias com os eventos locais, além de sediar palestras e oficinas. “Conheço a Casa Mecane há três meses e não consigo mais parar de curti-la. O Recife precisa de mais lugares assim. Nas apresentações em teatros convencionais, os artistas nunca podem compartilhar por inteiro os sentimentos antes e pós-palco, e aqui parece que nunca estamos fora dele”, frisa Aurélia Barros, intérprete de dança.

A casa está conseguindo o seu espaço no mercado gradativamente. Cerca de 80% de sua publicidade é feita pelas mídias digitais, o que reduz o custo da propaganda e cria um ambiente mais democrático, ocorrendo a troca de ideias e opiniões de como melhorar ainda mais o espaço. No dia 7 deste mês, será comemorado o seu primeiro ano em atividade, e Saulo Uchoa, diretor técnico do ambiente, fala que tudo é muito gratificante. “A casa por si só não se mantém, mas lutamos exaustivamente para que ela se torne ainda mais viável financeiramente. Ainda não me vejo totalmente realizado, nem tenho tempo para tais pensamentos. Procuro trabalhar para oferecer um espaço que agregue e se compartilhe com toda a classe da arte.” O espaço também contém em sua estrutura um espaço gastronômico, salas de aula/reunião e o teatro Mecane.

Serviços:

Caixa Cultural Recife
Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Praça do Marco Zero
De terça-feira a sábado, das 10h às 20h
Domingo das 10h às 18h
Informações: 3425 1906

Casa Mecane
Av. Visconde de Suassuna, 338, Santo Amaro
De segunda-feira a domingo, das 15h às 22h
Informações: 3038 0543
www.casamecane.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente