O Quarto: Um espaço criado para elas

Lígia Vieira

Texto e fotos: Erika Fraga

Um espaço inovador, esclarecedor e aconchegante feito especialmente para mulheres que gostam de exclusividade, bom atendimento e que fazem do ato de comprar um momento de lazer, de construção e de conhecimento. É dessa forma que as clientes da loja O Quarto enxergam o lugar. Idealizado pela empresária Lígia Vieira, ele é muito mais do que uma simples loja de lingerie ou um sex shop, o local foi planejado para ser também um espaço onde se podem realizar cursos e palestras sobre sexualidade.

Inicialmente, Lígia pensou em abrir uma filial da Casa do Saber (existe no Rio e em São Paulo), um espaço que oferece cursos com assuntos diversos voltados para pessoas interessadas em aprender e não simplesmente em ter um diploma. Mas, ao fazer o plano de negócio, ela percebeu que não era financeiramente viável. Foi então que surgiu a ideia de abrir uma espécie de “casa do saber” com a temática da sexualidade. “Normamente, encontramos lojas que são apenas um sex shop com uma estética ‘trash’ que limita o público, ou temos lojas de lingerie que vendem uns produtinhos de sex shop. Porém eu queria ir além, meu desejo era ter um espaço de sexualidade, pois quando o sexo é bom ele se torna uma parte da relação que é composta também pela família, pelos amigos, por todos que têm projetos em comum... Mas quando o sexo é ruim ele acaba com tudo, nada disso importa e só é visto aquilo que não vai bem”, explica Lígia.


Ainda de acordo com a empresária, as pessoas que são de “outra época” normalmente não conversam sobre sexo, esse é um assunto tabu. Aqui em Pernambuco essa barreira é ainda maior que em outras cidades do Nordeste. “Conheci uma professora de artes sensuais chamada Nelma Penteado, ela fala que o sexo é importantíssimo para nossa vida, no entanto não fazemos nada por ele, planejamos uma viagem, a reforma da casa, a educação dos filhos, mas não o planejamos. O planejar a que ela se referia não era nada que saísse da naturalidade, mas fazer o diferente; se não tem dinheiro para sair, coloca o colchão no chão, compra uma calcinha, propõe algo novo”, comenta. Lígia também relatou que muitas mulheres depois que são mães ou quando entram no período da menopausa perdem completamente a libido, e por acreditar que é natural acabam sem saber o que fazer para sair dessa situação. Geralmente, essas mulheres não conversam sobre isso e nem sabem a quem procurar, então vale salientar que não são os produtinhos eróticos que irão ajudá-las, o que realmente ajuda a superar esse obstáculo é psicológico e a mudança de postura. Por isso a loja tem como objetivo orientar as mulheres, oferecendo cursos e palestras com sexólogas. O espaço já promoveu cursos sobre amamentação x libido, menopausa x libido e danças sensuais. “As minhas clientes em geral não entram na loja apenas para comprar uma calcinha, elas querem conversar comigo, saber a minha opinião sobre algum problema que esteja acontecendo com elas. Sendo assim, dependendo do caso, sempre tenho alguns profissionais para indicar, seja na área da acupuntura (para ajudar a aumentar a libido) ou até mesmo um bom ginecologista que trate da questão da sexualidade. Além disso, temos livros e filmes para vender que tratam desses assuntos”, revela.

O Quarto também se destaca pela qualidade e beleza dos produtos. Com o objetivo de encontrar soluções em moda íntima, tornou-se a única loja na cidade a trabalhar com sutiã sob medida. “Nós mulheres não somos proporcionais como a indústria quer que sejamos, e, para algumas, encontrar um sutiã que fique perfeito tanto no bojo quanto nas alças e nos fechos unindo a beleza ao conforto é uma tarefa muito difícil. Por isso, desenvolvemos esses sutiãs que possuem um tamanho de busto e quatro de costas, assim, teremos um que é para um busto 40 com as costas 38, 40, 42 e 44”, destaca Lígia. Uma observação que vale frisar é quanto à questão do acabamento das peças. Alguns modelos são feitos com corte a laser, que proporciona uma maior sofisticação e acabamento perfeito. A coleção é composta por peças que se enquadram em vários estilos, desde os mais recatados, aos que prezam apenas pelo conforto e as que exploram conforto e sensualidade. Além das tradicionais lingeries, as clientes encontram fantasias e roupas para dormir. A loja também possui uma coleção voltada para homens, que vai de cuecas a pijamas.

A loja ainda oferece dois serviços inovadores na cidade. O primeiro é o chá de lingerie, no qual é oferecido gratuitamente o espaço, os convites (impressos e virtuais) e uma palestra com uma sexóloga. Mas se a cliente desejar fazer a festa em outro lugar a loja leva os produtos ao local desejado. O segundo é o Day Decor, que é um serviço de decoração do local onde os noivos irão passar a primeira noite de casados. “Aqui no Recife somos a primeira loja que oferece esse serviço. Confesso que essa tendência está apenas começando e deve ser oferecida não apenas para a noite de núpcias, mas também para datas especiais como Dia dos Namorados, aniversário de casamento ou simplesmente para sair da rotina”, afirma Lígia.

O Quarto
Rua Padre Roma, 575, Parnamirim
3048-6540 | 9114-7280 | www.oquarto.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado