Maratona de arte fotografia no Espação Peligro

Grupo de Estudos sobre Expografia realiza ação pública de 31 de julho a 30 de agosto

Uma exposição com cinco fotógrafos da cidade do Recife, na coletiva eles dividem não o mesmo espaço físico, e sim o tempo. O grupo ocupará a pauta do mês da Galeria de Pequenos Formatos do Espação Peligro com cinco mostras, uma a cada semana. A ação é concebida como um único evento, como atos de uma peça maior, estabelecendo um ritmo cíclico e intenso entre o vernissage de abertura (nas terças), no encerramento, encontro com o artista convidado (nas quintas). Os artistas convidados são: Fernanda Mafra, Marco Antônio Silva, Paz Sales, Isolda Nascimento e Cláudia Jacabovitz.


Fernanda Mafra abre a exposição com a mostra A – POSITIVO. Através da construção e desconstrução de imagens, tece um delicado jogo de memórias e afetos que envolvem ludicamente o observador. Uma semana depois, Marco Antônio Silva traz PERSONA, uma elegante recriação de ambiências e personagens do livro Todos os Nomes, de Saramago, em que se percebe com clareza toda a sequencialidade e atmosfera psico espiritual presentes na literatura e transportada com maestria para um suporte imagético. Depois é a vez de Paz Sales revelar um olhar atento para as profundas relações entre homem e natureza, com belas e impactantes fusões de imagens, frutos de uma expedição fotográfica à Amazônia. Na semana seguinte, Isolda Nascimento se apropria de procedimentos do surrealismo para compor imagens que interagem com textos retirados de poesias do manifesto surrealista, na mostra SO REAL (em português Tão Real), em que o público como agente ativo reconstrói a exposição ao seu bel prazer. Por fim, na última semana Cláudia Jacobovitz apresenta uma instalação onde a fotografia em zoom é suporte para uma eclosão de cores e luz, que a aproxima da pintura, além de por em xeque questões relacionadas à territorialização.

O Grupo de Estudos sobre Expografia é uma iniciativa do Espação Peligro, do grupo de arte Obcínico e das Faculdades Integradas AESO - Barros Melo. Aberto a todos os interessados, reúne todas as quintas-feiras às 19h30 no Espação Peligro. Conta com participação dos artistas da Maratona Peligrosa, além dos integrantes do Grupo Obcínico, do Grupo PIA, do professor Leonardo Castro (AESO) e de visitantes e colaboradores de diversos campos e áreas da arte e comunicação. Propõe-se a realizar pesquisas, estudos e experimentações sobre questões relacionadas ao ato expositivo na atualidade, com objetivo de fazer leitura crítica da exposição como instituição chave nos procedimentos de viabilização e validação dos discursos e pensamentos estéticos da obra de arte.

Cronograma Maratona Peligrosa
1ª mostra – FERNANDA MAFRA
Abertura: 31/07, às 19h30
Encontro com a artista - Encerramento: 02/08, às 19h30
2ª mostra – MARCO ANTÔNIO SILVA
Abertura: 07/08, às 19h30
Encontro com o artista - Encerramento: 09/08, às 19h30
3ª mostra – PAZ SALES
Abertura: 14/08, às 19h30
Encontro com a artista - Encerramento: 16/08, às 19h30
4ª mostra – ISOLDA NASCIMENTO
Abertura: 21/08, às 19h30
Encontro com a artista - Encerramento: 23/08, às 19h30
5ª mostra – CLAÚDIA JACOBOVITZ
Abertura: 28/08, às 19h30
Encontro com a artista - Encerramento: 30/08, às 19h30

Serviço:
ESPAÇÃO PELIGRO
Rua Dona Ada Vieira, 112, em Casa Forte
(Indo pela Av. 17 de Agosto, primeira à esquerda após o restaurante Parraxaxá)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife