“Guarda Sonhos” é destaque na Mostra Brasileira de Dança nesta quarta (4)

Guarda Sonhos. Foto: Renata Pires

Nesta quarta-feira (4), a bailarina Tainá Barreto, do Grupo Peleja, apresenta no Recife o espetáculo solo “Guarda Sonhos”, que está em circulação no estado com patrocínio do Funcultura. O projeto já passou por Caruaru, Goiana, Petrolina e Arcoverde. A apresentação integra a 10ª Mostra Brasileira de Dança (http://www.mostrabrasileiradedanca.com.br/) e acontece no Teatro Barreto Júnior, a partir das 20h. A entrada é gratuita. Depois da capital pernambucana, a circulação é encerrada na ilha de Fernando de Noronha.

“Guarda Sonhos” parte de tradições coletivas para chegar a uma expressão singular, trazendo para a cena as ferramentas que fazem parte da trajetória pessoal da bailarina, tais como a dança contemporânea, o teatro físico e o butô. Elementos de frevo e cavalo marinho também aparecem diluídos na criação coreográfica. O espetáculo transita na fronteira entre a dança e o teatro, tateando possibilidades para a expressão de uma bailarina que procura um caminho para si.


Em itinerância desde janeiro de 2012, “Guarda Sonhos” passeia por cidades pernambucanas, sempre acompanhado de uma oficina prática e da exibição do documentário “Muganga” (20 minutos / direção de Lineu Gabriel), que aborda a relação entre sambadores de cavalo-marinho e artistas de teatro e dança. “Muganga” será exibido nesta quarta (4), antes da apresentação de “Guarda Sonhos”. A oficina é realizada nesta quinta-feira (5), das 9h às 12h, no espaço Criart, em Olinda. Informações: 3082-2830 / 3421-8456.

O Peleja
O Grupo Peleja se envereda por caminhos que envolvem mistura de linguagens e intercâmbio, e assim gera frutos no teatro, na dança contemporânea, na pesquisa acadêmica e em produções audiovisuais. Esta diversidade está presente em nossa formação, pois o grupo é formado por duas dançarinas, um ator/iluminador e um ator/antropólogo. As investigações do Peleja se focam nas questões do corpo na cena e se pautam no diálogo com o conteúdo técnico-expressivo das culturas populares brasileiras. O trabalho com energias, estados e qualidades fundamenta nossas buscas desde o princípio, quando iniciamos nossas investigações a partir do treinamento do grupo Lume Teatro e do trabalho com o Cavalo Marinho em 2004. Tais buscas permanecem ainda hoje, quando pesquisamos dramaturgias pautadas nas potencialidades do corpo gerando poéticas autorais.

Tainá Barreto é Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Especialista em “Dança – práticas e pensamentos do corpo” pela Faculdade Angel Vianna, Mestranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UNB. É atriz-dançarina pesquisadora do Grupo Peleja desde 2003, com o qual investiga as tradições de frevo, cavalo marinho e maracatu rural em interface com a produção de teatro físico e dança contemporânea. Foi atriz convidada de “Shi Zen 7 Cuias”, espetáculo de butô do LUME Teatro (SP). Integrou a Cia. Domínio Público de dança contemporânea, dirigida pela coreógrafa americana Holly Cavrell (SP). Foi contemplada pelo Programa BNB de Cultura 2009, com o projeto “Teatro e Dança: uma brincadeira – pesquisa para as artes cênicas”, realizado em Recife-PE. Ministra aulas de dança contemporânea e consciência corporal, além de oficinas de iniciação em dança para o público geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado