Grupo Mosaico leva as cores de Pernambuco para galeria de Frankfurt

Nadja Oliveira. Foto: Divulgação

Um grupo de 11 artistas estreantes, intitulado Mosaico, segue viagem para Frankfurt, na Alemanha, onde fazem seu debute internacional. Eles irão expor seus trabalhos na galeria Eulengasse, entre os dias dia 31 de julho e 12 de agosto, tendo como fio condutor das pinturas o mote “Pernambuco do litoral ao sertão”. Formado no ano passado, com apresentação durante o Olinda Arte em Toda Parte, o coletivo reúne alunos do espaço Antônio Vitrúvio, no Poço da Panela, em sua grande maioria, profissionais liberais de designer e arquitetura, que buscam na arte uma opção de entretenimento, relaxamento, lazer e, inclusive, por prescrição médica. O espaço, aliás, deve ganhar uma galeria no final do ano.

Ao todo, serão apresentados 44 quadros, trabalhados na técnica do óleo sobre tela, com tamanho de 32cm x 32cm. O ponto em comum entre as pinturas está na luz, com cores quentes e tropicais, e na temática, que explora a cultura popular, as praias, a religiosidade e as paisagens do Estado. Os suportes foram montados com os métodos mais seguros de conservação de obra de arte, com madeira de cedro e encaixes artesanais - sem pregos, à moda renascentista –, e a colocação das telas feita pelos próprios artistas.


Segundo o professor e integrante do grupo, Plínio Santos, esta viagem é o ponto de partida para um intercâmbio, que deverá trazer artistas alemães para o Recife no próximo ano. Para ele, a Alemanha é hoje o local mais aberto às novas manifestações, expressões e linguagens artísticas e isso os atraiu para estabelecer esse contato com o Mosaico. “O que motiva a produção de qualquer artista é a vontade de cada um. Se tem uma coisa relevante na arte é a vontade. Esta arte está para além do hobby; não é divã freudiano, mas sim uma tela que psicografa os desígnios recônditos de cada um”, diz Plínio.

Turismo cultural - Na programação da viagem, ainda está prevista uma visita a “Documenta”, considerada a maior exposição de arte contemporânea do mundo, organizada a cada cinco anos, com uma duração aproximada de 100 dias, na cidade de Kassel, na Alemanha. Além disso, o roteiro ainda inclui visitas a museus diversos e lojas especializadas em produtos de arte.

Serviço:
Exposição do grupo Mosaico;
Abertura: 31 de julho;
Encerramento: 12 de agosto;
Na galeria Eulengasse, em Frankfurt, na Alemanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife