Fundação Joaquim Nabuco recebe o professor Vladimir Safatle

Nesta quinta-feira (12), às 19h, na Sala Aloísio Magalhães, da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, o professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP) Vladimir Safatle irá falar sobre os desafios que a crise atual do capitalismo coloca para o pensamento de esquerda, dando destaque aos diversos movimentos de contestação que têm surgido em partes diversas do mundo, como os indignados na Espanha e o Occupy Wall Street, em Nova York.

O encontro com Vladimir Safatle faz parte da programação paralela à exposição O Legado da Coruja, de Chris Marker, em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro, também na Fundação Joaquim Nabuco. O Legado da Coruja foi feito para a televisão em 1989 e é inédito no Brasil. Em 13 episódios sobre conceitos surgidos na Grécia Antiga, Chris Marker demonstra a importância da cultura daquele país para as ideias de Ocidente e de Europa.

Por meio de documentação e debates, o trabalho de Chris Marker é aqui apresentado no contexto do que ocorre na Europa hoje, em que a Grécia tem sido culpabilizada pela crise da Zona do Euro e forçada a adotar políticas de “austeridade” – desmontando políticas de amparo social – para que siga fazendo parte dessa comunidade. Para aqueles que não viram a exposição, sua visitação pode ser feita de terça a domingo, das 14h30 às 20h, até o dia 2 de setembro de 2012. A entrada à palestra de Vladimir Safatle é franqueada ao público, observado o limite de ocupação da sala em 100 lugares. Sugere-se aos interessados, portanto, que busquem chegar cedo ao local do evento.

Serviço:
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte
Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, 609, Derby
Informações: 3073-6692 / 3073-6691 | www.fundaj.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo

Ivonete Melo