A Ditadura Civil-militar é tema do cineCabeça – Ação Cineclubista no mês de julho

O mês de julho está cheio de novidades e estreias na programação do projeto cineCabeça – Ação Cineclubista que recebe, no Teatro Arraial,  o Festival Cinema pela Verdade. A partir desta segunda-feira (9), e por mais três semanas seguintes, serão exibidos filmes que retratam a Ditadura Civil-militar no Brasil e suas consequências. Após cada sessão, serão abertos espaços para debates com acadêmicos, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e culturais do estado, ex-presos políticos e participantes das manifestações contra a Ditadura.

Aproveitando o momento vivido pelo País, onde em maio foi criada a Comissão Nacional da Verdade e em junho, a Comissão da Verdade Estadual de PE, para restabelecer o estado de direito que foi suspenso durante o período de regime militar e apurar crimes de estado, a Ação Cineclubista traz o Festival da Verdade para fomentar o debate em Pernambuco.


O Festival está acontecendo em todas as capitais do Brasil e tem por objetivo repensar e resgatar o momento histórico retratado no período da Ditadura, além de criar um espaço de troca de conhecimento entre debatedores e participantes.  O Festival já passou pelas Universidades Católicas, a Universidade Federal de Pernambuco e a UniNassau, agora faz sua parada no cineCabeça Ação Cineclubista.

Na programação proposta pelo Festival Cinema pela Verdade, serão exibidos os filmes Cidadão Boilesen (Chaiam Litewski), Hércules 56 (Silvio Da-Rin), Condor (Roberto Mader) e para encerrar o mês, a estreia em Pernambuco do longa-metragem Uma Longa Viagem (Lucia Murat). O filme foi premiado no festival de Paulínia e no Festival de Gramado.

As exibições acontecem no Teatro Arraial, a partir das 19h, e contará com a presença de um convidado. Nesta segunda-feira (9), quem participa das discussões é o professor de direito e membro da Comissão Estadual da Verdade (PE), Manuel Moraes.
  
Sinopse:
Cidadão Boilesen, de Chaiam Litewski ( 2009 | Documentário | 92’), Um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários, ganha contornos mais precisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. As ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões de tortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época.

16/07/2012
Hércules 56, de Silvio Da-Rin (2006 | Documentário | 99’) o filme aborda a luta armada contra o regime militar, focado no sequestro do embaixador Charles Elbrick, ocorrido na semana da Independência de 1969. Em troca do diplomata, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, representantes de todas as tendências que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.

23/07/2012
Condor, Roberto Mader  (2007 | Documentário |  106’) -  "Condor" foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que culminou com o sequestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de muitas outras. Este filme é uma análise humana e contemporânea desses eventos. Ele conta uma história de terrorismo de estado, mas acima de tudo conta histórias de pessoas e a procura pela verdade e pela justiça. Entre os entrevistados estão o general Manoel Contreras (braço direito de Pinochet), Pinochet Jr., Jarbas Passarinho e Hebe de Bonafini (Madre de Mayo), assim como outros militares, vítimas, ativistas políticos, crianças que haviam desaparecido e seus parentes.

30/07/2012
Uma longa Viagem , de Lúcia Murat  (2011 | Documentário |95’ ) relata  a história de três irmãos, com a linha dramática dada pela história do caçula, que vai para Londres em 1969, enviado pela família para não entrar na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. Contrapondo-se à entrevista e às cartas, os comentários em off da irmã, presa política que virou cineasta e viaja pelo mundo, num processo inverso ao do irmão que, de viajante livre, foi obrigado a enfrentar diversos problemas. Um documentário que trabalha sobre a memória, não só pela forma como é feita a investigação, mas também sobre o motivo do filme: a morte do terceiro irmão.

Serviço:
cineCabeça – Ação Cineclubista

Data: 9, 16, 23 e 30/07/2012

Hora: Sempre às 19h

Local: Teatro Arraial – Rua da Aurora, 457, Boa Vista 
(entre as ruas Princesa Isabel e Riachuelo)
Entrada: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife