Começa nesta segunda-feira (2) seminário de dança com temas variados

Carla Vendramin. Foto: Maurice de Jong

A cada ano, a Mostra Brasileira de Dança abre espaço para a formação, seja de iniciantes ou o aperfeiçoamento de quem já se dedica profissionalmente à arte. Nesta 10ª edição, além da promoção de oficinas gratuitas, um seminário foi especialmente pensado com variados temas para discussão. Para inscrição prévia e gratuita, basta entrar no site do evento www.mostrabrasileiradedanca.com.br. A mediação dos debates será feita por integrantes do Acervo RecorDança e Movimento Dança Recife. A jornalista, bailarina e pesquisadora Liana Gesteira ficou responsável pela coordenação de conteúdo das palestras no seminário.

Programação do Seminário 10ª Mostra Brasileira de Dança

Dia 02/07 (segunda-feira)
10h30 às 12h30
Casa Mecane (Av. Visconde de Suassuna, 338, Boa Vista. Telefone: 3038-0543).
Mesa: Políticas Públicas para a Dança e o Sistema Nacional de Cultura
Um debate sobre as políticas públicas que estão sendo implementadas na área de dança nas esferas federal, estadual e municipal e a formulação do Sistema Nacional de Cultura.

Palestrantes:
Fabiano Carneiro (RJ) – Coordenador de Dança da Fundação Nacional das Artes (Funarte) do Governo Federal
Marília Rameh (PE) – Assessora de Dança da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco
Christianne Galdino (PE) – Gerente de Dança da Gerência Operacional de Artes Cênicas da Fundação de Cultura Cidade do Recife


Dia 02/07 (segunda-feira)
14h30 às 16h30h
Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio. Telefone: 3355-3324)
Palestra: Vida de Bailarino
Este encontro apresenta, em vídeo, as histórias de alguns artistas da São Paulo Companhia de Dança, seus medos, desejos e alegrias. Inês Bogéa também trata do cotidiano do bailarino e das distintas etapas da carreira: a formação, a profissionalização e a transição para outra carreira dentro do próprio universo da dança.

Inês Bogéa. Foto: Reginaldo Azevedo
Palestrante:
Inês Bogéa (SP) - Diretora da São Paulo Companhia de Dança, Doutora em Artes (Unicamp, 2007), professora no Curso de Especialização em Linguagens da Arte da Universidade de São Paulo/Maria Antônia, documentarista e escritora.

Dia 04/07 (quarta-feira)
14h30 às 16h30
Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio. Telefone: 3355-3324)

Mesa: Pedagogia do Movimento na Dança
Um debate sobre a Pedagogia do Movimento e como seus princípios podem contribuir para os processos de criação em dança e para a formação do corpo do bailarino.

Palestrantes:
Suely Machado. Foto: Jackson Romanelli
Suely Machado (MG) - graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado pela PUC/MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e com curso de extensão em Pedagogia do Movimento Para o Ensino da Dança (Escola de Belas Artes/UFMG). É bailarina, coreógrafa e diretora do 1º Ato Grupo de Dança.
Renata Camargo (SP/PE) – graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É formada em Pilates (Physiopilates), Osteopatia (UFPE), RPG (Souchard), Educação Somática (técnica Klauss Vianna) e dirige o Fisio-Arte Pilates Studio. Com teatro e dança, desenvolve atividades como bailarina e diretora corporal de atores, além de pesquisas de linguagem cênica.

Dia 05/07 (quinta-feira)
14h30 às 16h30
Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio. Telefone: 3355-3324)

Mesa: Perspectivas de Inclusão – Dança Integrada e Acessibilidade Para a Dança
Este encontro irá discutir ações de inclusão a partir do trabalho de dança integrada desenvolvida pela artista Carla Vendramim, e das estratégias de acessibilidade comunicacional em espetáculos de dança, como recursos de áudio-descrição, a partir da experiência de Andreza Nóbrega.

Palestrantes:
Carla Vendramin (RS) – Mestre em Coreografia pela Middlesex University e formada no Curso de Praticante em Dança Comunitária pela escola NewVic, Londres. É fisioterapeuta pela FEEVALE e cursou o treinamento em reabilitação neurológica Conceito Bobath, na Clinica Kínisis.
Andreza Nóbrega. Foto: Michel Chaves
Andreza Nóbrega (PE) - Mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas. Atriz do Grupo Quadro de Cena, e uma das fundadoras da Vouver Acessibilidade, que presta serviços e consultoria na área de Acessibilidade Comunicacional. Desenvolve ainda pesquisa na área de tecnologias assistivas, arte e inclusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife