Bibliotecas do mês de julho

Fotos: Divulgação

Por Vitor Chaplin

Biblioteca do Gabinete Português de Leitura


Seg a Sex 8h às 17h

No ano de 1850, em Pernambuco, portugueses residentes no estado, que não possuíam um espaço adequado para encontros e reuniões onde pudessem cultuar a pátria e comemorar datas importantes de seu país, resolveram se mobilizar a fim de obter uma forma de enaltecer e manter viva a história de seu país. Procurando uma solução, o Comendador Miguel José Alves, então chanceler do consulado de Portugal em Pernambuco, foi o primeiro a pensar na hipótese de montar o Gabinete Português de Leitura. Porém, coube ao jornalista João Vicente Martins a honra de concretizar a ideia.

Em 3 de novembro de 1850, em seção solene no Teatro Apolo, fundava-se o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, sendo constituída a primeira diretoria e reunidos os primeiros associados. No dia 15 de agosto de 1851, foi criada a primeira sede, na Rua da Cadeia, atual Marquês de Olinda. Em 1921, O G.P.L. foi transferido para a Rua do Imperador Pedro II, onde se encontra instalado até hoje.

Com uma média de visitação de 100 pessoas por dia, sua biblioteca possui um acervo com mais de 80 mil volumes à disposição gratuitamente do público. No acervo, encontramos obras raras, preciosidades dos séculos XVII, XVII e XIX. Destacam-se obras literárias como o manuscrito A Bertoleza (1905), de Carneiro Vilella; A Destruição de Canudos (1928), de Dantas Barreto; Os Lusíadas, de Luís de Camões (1846); entre outras obras raras. No hall da biblioteca, encontramos a primeira coleção que deu início ao acervo, História de Portugal (1928). Segundo a bibliotecária Silvia Carvalheira, o Gabinete é bastante frequentado por pessoas de fora do estado, do Brasil e ainda de outros países.

A fim de resgatar um pouco da história de Portugal e do Brasil, o Gabinete possui, em exposição no hall, a hélice e o cabeçote do hidroavião que empreendeu a primeira travessia aérea sobre o Atlântico Sul (Lisboa-Rio de Janeiro), feita pelo Almirante Gago Coutinho e Sacadura Cabral, doado ao G.P.L. em 1922. Apesar de já possuir um sistema digitalizado, a instituição preservou o antigo sistema de fichários, que identificava cada obra catalogada.

Para usufruir de tudo que a biblioteca tem a oferecer, basta o visitante apresentar um documento de identificação e assinar seus dados na recepção. Ele será acompanhado ao local onde se encontra a obra desejada e poderá fazer consultas no local. Como o Gabinete não faz empréstimos, o visitante pode tirar cópia dos documentos ou, em alguns casos, fotografias. O objetivo é preservar ao máximo as raridades ali guardadas. A bibliotecária Silvia Carvalheira e a assistente Denise Paraíso estão à disposição para atender os visitantes.

Portanto, aos que buscam aprofundar seus conhecimentos, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é o local ideal para os aficionados pela cultura e história do Brasil e de Portugal.

Biblioteca Popular de Afogados

Seg a Sex 8h às 17h 
Além de disponibilizar acervo de livros, sala de internet e sala de jogos, desenvolve permanentemente ações culturais.


Telecentro Comunitário

Acesso gratuito, mediante cadastro.
Seg a Sex 8h às 16h30
Agendamento: 3355-3123


Painel Mensal

2 a 31

Painel dinâmico com exibição de vídeos sobre o Dia Mundial do Rock; apresentação da origem, história, principais precursores desse gênero musical, movimentos etc., no Brasil e no Mundo.
Local: Hall da Biblioteca

Vitrine Mensal

2 a 31
8h às 17h

Exposição de obras que tratam do Futebol e sua história, com fotos e matérias jornalísticas sobre os principais times pernambucanos.

Setor Infantil

8h às 17h
2 a 31

Aberto ao público infantil diariamente, oferece no mês de julho a “Colônia de Férias BPA”, que conta com uma programação repleta de atividades pedagógicas de incentivo à leitura e escrita, brincadeiras, oficinas, jogos, dança, música, teatro, mediação de leitura e contação de histórias voltadas às crianças da Ed. Infantil ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), mediadas por estudantes de Pedagogia no horário da manhã e da tarde, e contará com a participação de parceiros de várias instituições.

Exibição de filmes, oficinas, horas do conto, brincadeiras, atividades lúdicas, atividades de leitura e escrita, aulas de reforço escolar, entre outros.

Pegue & Leve

2 e 30 8h às 17h

Ação voltada para a doação de livros e diversos materiais existentes em duplicatas no acervo da biblioteca.

Sala de Jogos

Seg a Sex 8h30 às 16h30

Xadrez, damas, quebra-cabeça e jogos de memória.

Biblioteca Popular de Casa Amarela

Seg a Sex 8h às 17h

Com um acervo de aproximadamente 13 mil volumes, a BPCA fornece ao usuário a possibilidade de realizar pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. São livros didáticos, técnicos, universitários, crônicas, poesia, teatro, biografias, literatura infantil, clássicos da literatura brasileira e universal, jornais locais, jornais para concursos e revistas. Ainda promove a integração da comunidade com a internet. Trata-se de um equipamento ativo no fomento à leitura, à informação e à cultura e que contribui sobremaneira para a construção de novos cenários socioculturais.

Biblioteca do Instituto Cervantes do Recife

Seg a Sex 10h às 13h; 14h às 20h 
Sáb 9h às 13h

A Biblioteca possui mais de duzentos títulos de filmes espanhóis e latino-americanos em DVD, obras de literatura catalã, galega e basca, textos de teatro, poesias, dicionários, gerais e especializados, além de materiais para ensino de profissionais de negócios, turismo, medicina, direito, professores de espanhol, entre outros. O acervo estende-se entre visual, textual e de áudio, além de proporcionar acesso gratuito à internet para estudos culturais e pesquisas. Com o cartão da Biblioteca, o usuário ainda pode acessar o recurso de informações on-line nas áreas de ciências sociais e humanas. Para empréstimos, é necessário fazer o cartão da Biblioteca.

Centro de Documentação e Pesquisa João Santiago

Casa do Carnaval
Ter a Sex 9h às 17h

Dispõe de um acervo de referência relacionado à história do Recife e das manifestações populares dos ciclos carnavalesco, junino e natalino. A Biblioteca possui mais de mil volumes impressos, entre livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, atas, estatutos, cartas, notas de jornal, cartilhas culturais, catálogos, folders e mais de cem partituras de frevo. Conta também com material digitalizado, disponível ao público, principalmente matérias de jornais publicadas na primeira metade do século XX, além de CDs e DVDs, documentários em mídia digital e VHS, LPs, vídeos de desfiles das agremiações carnavalescas, biografias, entrevistas, transcritas ou em áudio, elementos tridimensionais, fotografias, banners, entre outros documentos que compõem o seu acervo.

Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares

Seg a Sex 8h30 às 11h30; 14h às 17h; 19h às 21h

A Biblioteca tem como objetivo divulgar e expandir a cultura letrada de nosso povo e proporcionar o interesse pela leitura aliado ao prazer de ler. Possui um acervo com cerca de 3 mil livros, disponível para a comunidade.

XII Semana do Conto de História
Tema: Prazer em Ler
Período: 2 a 13 de julho
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h

Atividade: Contação de História e Roda de Leitura
Horário: 19h às 20h30

Atividade: Exibição de Filme Novela
Horários diferenciados

Biblioteca do Centro Cultural Manoel Lisboa

Seg a Sex 8h às 18h

Promove a difusão do marxismo-leninismo, através da publicação de livros, jornais, além da promoção de cursos. O CCML também dispõe de um amplo acervo fotográfico, cinematográfico e bibliográfico (com mais de 10 mil títulos) sendo a única biblioteca pública do Norte/Nordeste a contar com a coleção das obras completas de Lênin, textos raros de José Martí, Fidel Castro, Marx, Engels, Stálin, Ho Chi Minh, Dimitrov, Carlos Marighela, Carlos Mariátegui, entre outros. A Biblioteca dispõe ainda de diversos títulos de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Dostoiévski e vários outros romancistas. O CCML é conhecido e frequentado por estudantes, trabalhadores, professores e todos aqueles comprometidos com a luta pelas transformações sociais.

Biblioteca Multicultural Nascedouro 

Seg a Sex 8h às 17h

Sempre com atividades diversificadas, a Biblioteca Multicultural do Nascedouro tem como objetivo estimular e promover a leitura em suas múltiplas expressões, na comunidade e em bairros próximos, através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais, como oficinas de leitura e produção de texto, recitais de poesia, rodas de contação de histórias, exibições de vídeos e filmes, empréstimos de livros, incentivo e orientação aos estudos e pesquisas escolares e extraescolares e disseminação de informações de interesse comunitário. Com acervo diversificado, possui livros de estudos históricos, religiosos e artísticos, além de literatura infantil e infantojuvenil. A Biblioteca também possui livros didáticos para pesquisa no local.

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Seg a Sex 8h às 21h
Sáb 8h às 17h

Com um vasto acervo, a Biblioteca possui textos que vão de periódicos a obras de literatura clássica para consulta. É possível levar as obras para casa. Para tanto, o interessado precisa apenas apresentar carteira de identidade ou de estudante e comprovante de residência. Acesso gratuito à internet por rede sem fio.

Biblioteca e Hemeroteca do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano

Biblioteca – Seg a Sex 13h às 17h
Hemeroteca – Seg a Sex 8h às 17h

A Biblioteca possui em seu acervo mais de 6 mil obras que vão de livros e periódicos raros a obras das mais diversas áreas do conhecimento. Tem como destaque obras de referência em pesquisas voltadas para o estudo da história e da literatura. O usuário pode contar também com o atendimento oferecido pela Hemeroteca, que possui um dos maiores acervos de jornais da América Latina.

Biblioteca e Hemeroteca Italiana

Ter a Sex 9h às 21h
Sáb 9h às 13h

A Biblioteca do Instituto de Cultura Brasil Itália possui grande acervo de livros, jornais e revistas italianas. Aberto ao público gratuitamente, no horário de funcionamento do Instituto.

Biblioteca Leitura nos Trilhos

Estação Central do Recife, bairro de São José
Seg a Sex 7h às 19h

Com mais de 3 mil livros, o espaço fica localizado na estação do metrô e põe à disposição do público obras que vão de best-sellers a clássicos da literatura nacional, além de publicações de áreas específicas para o estudo acadêmico. O projeto é uma iniciativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Cbtuong) com o Instituto Brasil Leitor (IBL), que atualmente possui 13 unidades em terminais de ônibus, metrôs e trens no País.

Biblioteca Gilberto Freyre – Sesc Santo Amaro

Seg a Sex 9h às 20h

Com o intuito de incentivar a leitura, o espaço dá ênfase ao gênero literário e atende a diversos públicos, além de possuir livros didáticos e computadores para facilitar a pesquisa. O aluguel dos livros pode ser feito mediante cadastramento.

Biblioteca do Sesc Piedade

Seg 9h às 18h Ter a Sex 9h às 21h
Possui acervo de livros direcionados ao Ensino Médio.

Ações Culturais
Gratuito

Em comemoração ao Dia do Escritor, a biblioteca do Sesc Piedade abre as portas para uma representação literária do chamado livro desconhecido de Carlos Drummond de Andrade, “Os 25 poemas da triste alegria”, de 1924. O registro será lançado neste mês e precede o primeiro livro do autor, “Alguma poesia”, de 1930. A apresentação do texto fica por conta do ator Almir Martins.

Sesc Santa Rita

Meu Vizinho, o escritor
11 15h
Gratuito


A Biblioteca Francisco Meirelles é o ponto de encontro desse projeto, que visa ampliar as relações entre literatura produzida e o público leitor. Mensalmente, o leitor participará de uma conversa informal com convidados. Este mês, serão os escritores Mário Rodrigues (PE) e Urariano Mota (PE). A provocação será feita por Fernando Farias (PE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado