Artes Visuais do mês de julho

Exposição de Origami
Restaurante Sushi Yoshi
Ter a Sáb
12h às 15h; 19h às 23h
Gratuito

O chefe japonês Yoshi promove uma exposição de origami do atelier de Yuka Matsumoto no salão de entrada do seu restaurante. Este mês, temos em destaque a Coruja, que simboliza “o ver a totalidade”. É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver por meio da totalidade: o consciente e o inconsciente. Decorar a casa com uma coruja, desmancha o mau-olhado colocado por outras pessoas. A exposição é gratuita e todas as peças estão à venda.

Exposição da Cidade de Florença
Instituto de Cultura Brasil Itália
9h às 21h

Exposição sobre as partes fixas da cidade.

Exposição sobre a mesa
Instituto de Cultura Brasil Itália
Seg a Sáb
9h às 21h

Exposição permanente de livros sobre artistas italianos.

Exposição Coisas que aprendi nos discos – Edição Luiz Gonzaga
Torre Malakoff
Ter a Sex
9h às 17h Dom 15h às 20h

Torre Malakoff lança o projeto Coisas que aprendi nos discos que em sua primeira edição prestará homenagem ao Rei do Baião. Para a primeira edição, 12 artistas foram convidados: Abelardo da Hora, Alcir Lacerda, André Soares, Coletivo Caldo de Cana 1 Real, Derlon, Elizangela das Palafitas, João Lin, Jota Borges, Leopoldo Nóbrega, Marcelo Mario de Melo, Ricardo Brasileiro e Ricardo Ruiz. Através de múltiplas representações, os artistas farão uma leitura do universo poético de Luiz Gonzaga, com base nas músicas do cantor.


Exposição de Sílvio Hansen
Museu do Estado de Pernambuco
Ter a Sex  9h às 17h Sáb e Dom 14h às 17h

Depois de anos sem expor no Recife, mostra traz retrospectiva da trajetória do artista pernambucano. A abertura acontece no dia 23 de maio, no MEPE, que recebe a mostra Arte & Linguagem: 40 anos de arte visual Sílvio Hansen, com curadoria de Raul Córdula. O artista desenvolveu trabalhos nas mais variadas linguagens, da pintura à arte postal.

Exposição Raul Córdula
Galeria Janete Costa
Qua a Sex
12h às 20h Sáb e Dom 10h às 20h

Raul Córdula, 69 anos, pintor e curador de arte independente, há três décadas traz para a Galeria Janete Costa a exposição “Raul Córdula”. Ele apresentará nove aspectos de sua arte: Novas geometrias, Aquarelas de 1999, Bandeira do EGO (Made in PB – Feito de Chumbo), Araguaia, Exposição censurada em 1968 (obras originais e repinturas), LIVRO (livro de artista), A Gaivota Cega (para deficientes visuais), Desenhos de 1965, e País da Saudade (arte postal). Trata-se de um recorte de 52 anos de vida artística condensado nessas fases, oito delas antigas, inéditas no Recife. Mas isso não esgota seu trabalho, não é uma exposição retrospectiva, porque ele pintou muito mais que isso, é uma antologia, uma seleção de fases com obras existentes no seu próprio acervo. A curadoria fica por conta de Olívia Mindelo.

De que é que eu tenho medo?
MAMAM
Ter a Sáb
12h às 18h Dom 12h às 17h
Até 8

Daniel Santiago, um dos pioneiros da Arte Experimental no Brasil, traz para o MAMAM a exposição “De quem é que eu tenho medo?”. Na mostra, o artista aborda as questões existenciais e experimentais que o animam nos últimos 50 anos. Evidencia-se a exploração poética do cotidiano desde a captação em desenho da paisagem cultural de seu entorno até a interferência poética no fluxo da cidade por meio de performances e instalações em espaços públicos; questionamentos filosóficos sobre a solidão, a vida e a liberdade; a aliança com a literatura e o teatro para lidar com os abismamentos da existência; a inventividade como estratégia de sobrevivência e o caráter expansivo da colaboração com outros artistas e agentes culturais. A curadoria fica sob os cuidados de Cristina Tejo e Zanna Gilbert.

La SAPE: O Culto da Elegância na África Contemporânea
Museu da Abolição
Seg a Sex
9h às 17h Sáb 13h às 17h
Gratuito

A Exposição é composta por fotografias de Silvania Nobre, videoarte de Charles Martins e Expografia de Flávio Amaral, com curadoria do antropólogo Antonio Motta. Os protagonistas da cena são estudantes congoleses de Brazzaville e de Kinshasa, conveniados em diferentes universidades brasileiras. Trata-se do primeiro registro da Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes (SAPE) no Brasil, já que o trajeto de viagem de um sapeur ─ fora da República Democrática do Congo (Kinshasa) e Congo Brazzaville ─ é Paris: o destino que o legitima. As obras ficam expostas até o dia 18 de agosto.

Exposição Maurício Arraes
Arte Plural Galeria
Ter a Sex
13h às 19h Sáb a Dom 16h às 20h
Gratuito
Com base em recortes do subúrbio e da periferia brasileira, o artista plástico Maurício Arraes expõe obras inéditas, na Arte Plural Galeria. A mostra reúne 25 peças, sendo sete desenhos sobre papel, os quais, aliás, ele não apresentava para o grande público havia mais de 10 anos. As demais são pinturas, e, para criá-las, optou pela técnica do acrílico sobre tela. A curadoria é de Raul Córdula.

Exposição de obras do acervo do concurso “Campina do Taborda”
Forte do Brum
Ter a Sex
9h às 16h30h Sáb e Dom 14h às 17h

A exposição aborda o tema “Insurreição Pernambucana” naturalmente seguindo informações calcadas nas impressões de artistas plásticos participantes do concurso de artes plásticas “Campina do Taborda” criado pelo curador e produtor cultural Adilson Rocha há 10 anos. As obras simbolizam o período que determinaram profundas mudanças para o desenvolvimento histórico de Pernambuco. A ideia presente nos detalhes dos trabalhos é a de não só lembrar aquele momento, mas de provocar uma reflexão apresentando novos artistas. O regulamento e as inscrições para a edição do concurso de 2012 estão no site www.ictnet.com.br. A exposição segue até o dia 18 de agosto.

Exposições do MAC
Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco
Ter a Dom
9h30 às 17h

Neste mês, o MAC traz mais duas exposições em cumprimento da sua pauta anual, e permanecerão em cartaz até o dia 8 de julho. Estarão em exposição as obras da pintora catarinense Dirce Köbes, com o título “Primeira Impressão”, na sala de convidados especiais. Já na galeria Tereza Costa Rêgo, as fotografias da série “Afrociberbelia Simétrica”, de Ciclotron Irajá.

Exposição Mensagem
Galeria Dumaresq
Seg a Sex
9h às 18h Sáb 9h às 13h
Até 14

A mostra Mensagem de João Manoel Feliciano revela uma intrincada teia de ligações simbólicas que habitam nossas relações com os elementos do mundo que nos cerceiam. Os elementos aqui referidos vão além daqueles com os quais nos relacionamos em nosso dia a dia (tais como objetos de consumo), mas também das coisas da natureza. Se o sistema dos objetos que manuseamos em nosso cotidiano é domínio da Cultura, ou seja, objetos criados para uma funcionalidade específica voltada para um grupo social, as coisas do mundo da natureza cumprem suas funções alheias a nossa vontade. Tudo isso está na mostra que será composta por fotografias, desenhos, objetos e vídeos.

Mostra Artística - Lendo Bandida
Açúcar e Afeto
Seg a Sex 9h às 19h

A artista plástica Badida Campos é homenageada por alunos e ex-alunos em uma exposição coletiva no espaço de eventos da loja Açúcar e Afeto. A mostra tem como tema Lendo Badida que, além de remeter à paixão intensa de Badida pela literatura, exprime a proposta da uma exposição em formato de leitura por imagens. Os participantes apresentarão em seus trabalhos suas leituras pessoais da obra da artista. A Curadoria e a Produção Cultural são de Kyrti Ford. A mostra segue até o dia 25 de agosto.

Exposição Síntese
Sesc Casa Amarela
Seg a Sex
9h às 19h
2 a 27
Gratuito

Continua em cartaz, na Galeria de Artes do Sesc Casa Amarela, a exposição Síntese. As obras presentes na mostra representam a vertente mais recente da pesquisa plástica do artista baiano A.C. Coelho de Assis. Nessa série de tridimensionais e pinturas, ele percorre um caminho semelhante ao do holandês Piet Mondrian quando criou os princípios do Neoplasticismo, uma das principais tendências da arte abstrata. A síntese, nesse caso, se dá na forma, na cor e, por que não dizer, no tema, já que tem como referencial um fragmento do todo: a cultura local.

Exposição O Legado da Coruja
Galeria Vicente do Rego Monteiro
Ter a Dom 14h30 às 20h

A série de filmes O Legado da Coruja, criada para a televisão em 1989, pelo cineasta e fotógrafo francês Chris Marker, chega ao Brasil pela primeira vez em exposição organizada pela Galeria Vicente Rego Monteiro, sob a curadoria de Moacir dos Anjos. Em 13 episódios, Marker trata de conceitos surgidos na Grécia Antiga e mescla a fala de conhecidos pensadores e imagens que seleciona de várias fontes, afirmando a importância da cultura daquele país para as ideias de Ocidente e de Europa. É irônico perceber, pelo programa, que a Grécia seja culpabilizada pela crise que se abate sobre a Europa hoje, sendo forçada a desmontar políticas de amparo social para que siga fazendo parte dessa comunidade. A exposição segue até 2 de setembro.

Trípticos de Dois
Espaço Peligro
Até
31

“Trípticos de Dois” é a primeira exposição da série #Expofotoesperta, com composições assinadas por Sebba Cavalcante e Luiz Santos, fruto do exercício contínuo de observação do entorno, facilitado pelo Smartfone. A partir do elemento facilitador – o aparelho portátil –, ambos traduzem o que pode significar a portabilidade exacerbada, com uso da câmera do Smartphone, misturando composição e espontaneidade no modo próprio de escanear o mundo. O objetivo da mostra, além do estético e do ensaístico, é dialogar com os usuários desse tipo de fotografia, estimular as novas gerações e contribuir para uma melhor leitura da vida contemporânea. Cerca de 50 trípticos, em painéis expostos na galeria de pequenos formatos Peligro.

Por Lindolfo Niceas
Exposição Coletiva
Brasa & Mar - Bar e Restaurante
Até
31
Gratuito

O Restaurante Brasa & Mar traz neste mês uma exposição coletiva com os artistas Lindolfo Niceas, Germano Iêda Azevedo e Marluce Siqueira. A curadoria está sob os cuidados de Sebastião Barbosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas