Viajante Sonhador

José Escrivá e Sandra Paro preparam o desenho da Catedral de São
Pedro dos Clérigos. Foto: Sandra Paro/ Divulgação
Por Vitor Chaplin

O arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá é um viajante desenhador, que tem percorrido vários caminhos realizando desenhos “in situ”, em países como Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai e Brasil, além de lugares e cidades Patrimônio da Humanidade Ibero-americanos, como faziam os historiadores na Antiguidade. Os desenhos são feitos originalmente em papel formato A-3, com caneta nankin, e expressos nos mais distintos suportes: livros, cadernos de desenhos, exposições, painéis em mosaico e outras formas de expressão.

Mosaico da Catedral de São Pedro.
Foto: Sandro Paro/ Divulgação
O fruto desse labor de campo está sendo divulgado através de livros, cadernos de desenhos, exposições e mosaicos artísticos. No Brasil, foram publicados dois livros e  três cadernos de desenhos e no dia 2 de fevereiro será lançado outro caderno de desenhos junto com uma exposição na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Palácio da Soledade, intitulada Arte no Recife: um itinerário barroco . Essa exposição contará com os desenhos do Recife realizados “in situ” e também com um painel em mosaico artístico da Catedral de São Pedro dos Clérigos (Recife).
        
Pelos caminhos e descaminhos, o arquiteto espanhol acabou se encontrando com a arquiteta descendente de espanhóis Sandra Paro. A mosaicista tem espalhado sua arte por esse mundo afora. Graças a essa colaboração artística hispano-brasileira, os desenhos do arquiteto adquiriram uma dimensão maior e eterna por meio dos painéis em mosaico artístico de Sandra.

Atualmente, os desenhos realizados “in situ” estão expostos no Instituto Cervantes do Recife, na Câmara Municipal de Porto Alegre, na sede do IPHAN-PE (Arte no Recife: um itinerário barroco),  entre outras cidades do Brasil e da Europa.

Comentários

  1. sintam-se convidados a percorrer esse belissimo itinerário barroco de Recife, através do olhar emocionado do Arqt. José Maria Plaza Escrivá e pelo mosaico da Arqt. Sandra Paro, no Palácio da Soledade até o dia 16 de março.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife