Universo da Etnia Toshi-Babaa em exposição na Sala Nordeste

A Sala Nordeste, no Bairro do Recife, recebe, nesta quinta-feira (2), a exposição individual A Fumaça do Pajé - O novo Mundo Livre. A mostra traz um conjunto de ilustrações e desenhos do artista plástico Derlon, a partir da obra desenvolvida por ele para a arte do mais novo disco da banda Mundo Livre S/A. A exposição, que fica em cartaz até o dia 29 de fevereiro, é produzida pela Nuvem Produções e conta com apoio do Ministério da Cultura, do Centro Cultural Banco do Nordeste, da Prefeitura do Recife e da Zero Neutro Produções. 

Biopirataria, copyleft, conectividade, cibertecnologia e meio-ambiente são temas presentes em "Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa", disco mais recente da Mundo Livre S/A. Na parte musical, a banda de Fred 04 se encarregou de construir uma camada rítmica e dançante que combinasse com as mensagens em cada letra.

Mas e a parte visual? Como seria esta tribo Toshi Babaa da qual a Mundo Livre estava falando? Ficaria difícil apresentar em fotos os remanescentes desta etnia internética e interestelar. Coube então ao artista Derlon traduzir em ilustrações e desenhos o mais novo trabalho da banda, fazendo um retrato falado de como eram os hábitos e os comportamentos da tribo.

As ilustrações do disco, com parte dos personagens da etnia Toshi Babaa, no entanto, não ficaram restritos ao encarte físico do CD. Dando asas à imaginação e com ajuda natural de seu talento, Derlon criou uma mitologia visual em cima do conceito do disco, que se expandiu para imagens que podem ser vistas no site da banda e agora também na exposição "A Fumaça do Pajé".

O preto e o branco da obra e da arte de Derlon se relaciona a um universo binário (de 0 e 1), onde os indivíduos vivem em uma sociedade interconectada ou interdependente da tecnologia. Da mesma forma que as letras de Fred 04 provocam uma analogia da vida tradicional com um pós-futuro cibernético, a arte de Derlon instiga ainda mais estas visões com pajés e curumins ligados em monitores e átomos plugados via USB. Toda esta inventividade reunida só poderia resultar em um trabalho acima de qualquer receio, com um disco para ouvir e uma exposição pronta para ser vista e revista.


Artista
Foi em busca da identidade que Derlon, a partir de pesquisas sobre a xilogravura popular e a street art, desenvolveu obras com a influência da fundição desses dois gêneros da arte popular, estendendo os dois campos de atuação e subvertendo ambos os meios. Desta maneira, desenvolve uma arte urbana com graffiti e cartazes, apropriando-se da estética da xilogravura para criar uma simbiose da intervenção urbana. Seu trabalho pode ser visto em painéis e muros pelo Recife e em trabalhos realizados em exposições e galerias de arte em diversas ocasiões.

Serviço:

A Fumaça do Pajé - O novo Mundo Livre - Exposição de Derlon
Inauguração: quinta-feira (2), às 20h
Visitação: 2 a 29 de fevereiro - Seg a sex, das 10h às 18h, e Dom, das 14h às 18h
Local: Sala Nordeste, Rua Bom Jesus, 237, no Bairro do Recife
Informações: (81) 3117-8442 / 3117-8430
Gratuito
Realização: Nuvem Produções
Apoio: Ministério da Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste, Prefeitura do Recife e Zero Neutro Produções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado