Som da Terra: Comunidade Azougue


Por: Erika Fraga | Foto: Marcelo Soares 

Criada em 2005 por músicos do Recife e de Olinda, a banda ostenta um nome incomum. Sua origem deriva de uma bebida (feita à base de cachaça, pólvora e limão) usada nos rituais dos caboclos de lança da Zona da Mata Norte do Estado. Com uma ideologia de resgate da musicalidade regional, ela acaba de lançar o seu primeiro disco, intitulado Coisas que não se fabricam mais. Contendo 11 faixas, o CD é um reflexo de toda a carreira da banda que é composta por Fred Caiçara (voz); Leo Oroska (percussão); Chico Tche (baixo); Sanzyo Dub (bateria); Julio Castilho (guitarra); Jorge Percílio (percussão) e Deco (trombone). Todos são músicos experientes e com maturidade adquirida na época da cena manguebeat.


O novo álbum tem como tema principal elementos do samba, que vai do samba-canção ao samba de gafieira. Mas também migra pelo rock and roll e pela tendência disco music. Quem escuta pela primeira vez, pode até não ter certeza quanto ao estilo musical, mas percebe claramente o swing dançante característico em todas as músicas, algo quase intuitivo e que se transforma em uma maneira particular do grupo. Um dos destaques deste novo trabalho é a música que dá título ao CD.  “No disco existem várias vertentes, por isso é bom frisar que é preciso passear por todo o universo do álbum para poder chegar ao entendimento do trabalho produzido”, pontua Leo Oroska, que ainda garante que o CD é composto por músicas para todos os momentos, desde baladas até canções mais tranquilas.

Coisas que não se fabricam mais chega às lojas não só com uma sonoridade impecável, mais com uma estética visual bem fundamentada. “Usamos a forma do passado para fazer um disco atual. Fizemos questão de ter um encarte bem elaborado, para que o nosso público pudesse ter em mãos as letras das músicas”, revela Fred Caiçara. Com produção fotográfica de Marcelo Soares, o CD é uma réplica de um compacto utilizado na época do vinil. Para planos futuros, a banda desenvolve a ideia de regravar esse mesmo material no formato de vinil, acrescentando apenas algumas músicas inéditas e, claro, algumas participações especiais.

O CD pode ser adquirido ao preço de R$15,90 nas lojas Oficina da Música, Passa Disco e Livraria Cultura
Contatos para show: 8879 3090 | 3052 4575
Mais informações: www.wix.com/comunidadeazougue
www.myspace.com/comunidadeazougue

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo