Manoel Constantino lança livro juvenil nesta quinta (2)


Por Gianfrancesco Mello

O editor desta Agenda Cultural do Recife, Manoel Constantino, lança nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, no Bar Mamulengo, no Bairro do Recife, o seu livro Anjo de rua. O romance estava guardado há dez anos, quase esquecido. Quando soube do concurso da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Constantino lembrou da história do menino de rua Careca e resolveu voltar a trabalhar no texto. 

“Quando escrevi a primeira versão, a ideia era filmar um curta-metragem, mas o projeto acabou engavetado”, diz o autor. Anjo de rua foi inspirado em uma notícia de jornal sobre um garoto que havia sido pego roubando e foi jogado no rio. “Ele morreu afogado”, lembra. Para ser o protagonista, Manoel Constantino se baseou em um menino que frequentava a Rua Sete de Setembro, no centro do Recife, que tinha o apelido de Careca.

Autor de três livros de poesias: Esquina, Ardências e Açoite, o editor da Agenda Cultural do Recife lança seu primeiro livro juvenil Anjo de rua. “Queria publicar o texto de alguma forma e sem muita pretensão”, comenta o autor, que já prepara o seu segundo livro juvenil. O Anjo de rua traz ilustrações do artista Roberto Ploeg.

O livro levou a primeira colocação no I Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, promovido em 2010, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Na ocasião, mais de 400 obras, de candidatos do Amazonas ao Rio Grande do Sul, concorreram aos prêmios, com grande diversidade de temas, estilos e propostas. Na Categoria Juvenil, além do romance social Anjo de rua, do escritor e diretor teatral Manoel Constantino Filho, foram selecionados Urian Agria de Souza, segundo colocado, com o livro de poemas A cor da palavra, e o paulista Felipe Arruda, em terceiro, com o conto Chuvisco. 

Perfil - Manoel Constatino é alagoano de Santana do Ipanema, mas radicado em Pernambuco. Ele foi produtor de elenco da minissérie global Pedra do Reino. Multifacetário que só ele, Manoel Constantino atuou como ator no filme Baile Perfumado, preparou o elenco de dois curtas, dirigiu peças teatrais e foi agraciado com várias premiações. Residindo no Recife, desde 1973, o autor trabalha como jornalista da Fundação de Cultura Cidade do Recife, onde atua como Editor da Agenda Cultural do Recife, criada por ele há 17 anos.

Leia o livro Anjo de rua na versão digital: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado