Conforto é a palavra-chave para bilhar no Carnaval


Por: Erika Fraga | Fotos: Divulgação
Finalmente chegou o Carnaval, festa símbolo do Brasil e a mais aguardada por todos os pernambucanos. Como de costume, a folia começa oficialmente no Sábado de Zé Pereira, dia 18, mas os preparativos têm início bem antes e a expectativa do que usar e como usar já toma conta de todos. Portanto, pensando em auxiliar na hora da escolha, a Agenda Cultural do Recife conversou com as estilistas Jéssica Tavares e Leiloca Bastos, responsáveis pelo Bazar Pronto, Tô Linda Pro Carnaval!

O Carnaval proporciona uma socialização entre as pessoas e quebra o medo de ousar. É nesta época que muitos homens, com ‘h’ maiúsculo, colocam salto, vestido, capricham na maquiagem e se transformam em “divas” escrachadas. Enfim, muitas pessoas que não têm coragem ou até mesmo “atitude” para usar determinadas peças acabam perdendo esse receio no Carnaval.
Como ponto de partida, optamos pela escolha da “fantasia ideal”. Para a estilista Leiloca, não importa onde será a festa, o que deve prevalecer nessa hora é o conforto. “Sou a favor do conforto, já que vivemos em um clima tropical e, nesta época, tem muita gente que sai para brincar pela manhã e só volta à noite. É justamente por isso que as fantasias têm de ser leves e confortáveis, para não atrapalhar a diversão”, explica.
Para esses quatro dias de folia, você pode customizar a sua fantasia ou comprar pronta. Uma boa opção é ir ao comércio do centro da cidade, que oferece total estrutura voltada para artigos carnavalescos. “Lá, existem lojas que, durante o ano inteiro, possuem seções com artigos de Carnaval”, conta Leiloca.

O look para a maratona de festas deve ser descontraído e claro, brincar com cores, brilhos e formas. De acordo com a estilista Jéssica Tavares, a moda para o Carnaval não é inspirada em tendências, não existe essa história do que “está sendo usado”. “Quem faz a “moda” é o folião, é a criatividade existente dentro de cada um. Por isso, o bacana não é apenas se limitar ao universo das fantasias, mas mesclar peças avulsas que podem ser utilizadas nos próximos carnavais.”
Para aguentar o sobe e desce nas ladeiras de Olinda, além das tradicionais fantasias, que são derivadas da imaginação de cada um, o ideal é usar shortinhos (jeans, de sarja, de tecido, estampados ou lisos), bermudas estilo boyfriend, vestidos de alcinha ou frente única, blusinhas básicas e coloridas, de um ombro só, regatas, batas... Lembrem-se; tudo bem colorido e confortável. O uso da minissaia e do tomara que caia não são aconselháveis nesse tipo de festa, já que impossibilitam certos movimentos. Com os calçados também não têm mistério: podem ser tênis, sapatilhas (muito aconselhadas já que são flexíveis e confortáveis) e as rasteirinhas – nesse caso o ideal é optar por modelos anatômicos. Os saltos do tipo plataforma e os chinelo de dedo não são aconselháveis, pois podem gerar desconforto e causar algum acidente.
Em blocos como Eu acho é pouco e Hoje a mangueira entra, a sugestão é brincar com as cores que caracterizam os blocos. Então, use a sua imaginação e elabore peças avulsas. Já o Baile Municipal e o Bal Masqué, são ótimas opções para usar uma fantasia mais elaborada e glamourosa. Esses bailes são excelentes para quem não abre mão dos saltos, que geralmente ficam de fora na folia de rua. Para incrementar o visual, opte por assessórios de cabeça, que ajudam a criar um estilo mais elegante.
Claro que não podemos esquecer das festas irreverentes, como o Baile dos Artistas, o Siri na Lata e Sala da Justiça. Este último tem como característica principal foliões de fantasias de super-heróis. O I Love Cafusú é ideal para os mais ousados, já que trabalha o estilo brega.
É bom salientar que, além da atenção com a roupa, você deve ter cuidados com o corpo. Então hidrate-se bem durante a folia, alimente-se de coisas leves, use bastante protetor e aproveite o Carnaval.
Bazar Pronto, Tô Linda pro Carnaval!
Rua Comendador Bento aguiar, 91, Madalena-Benfica
11 e 12 | 14h às 20h
Com as estilistas: Jéssica Tavares, Maria ribeiro, Andrea Tom e Leiloca,
Mais informações:   9186 2665 (Jéssica Tavares) ou 9212 6981 (Leiloca Bastos)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado