Bibliotecas do SESC

Roda de Leitura / Foto: Divulgação
Por Vitor Chaplin

Seguindo com nosso roteiro das Bibliotecas do Recife, chegamos agora à Rede de Bibliotecas do Sesc, que estão presentes na capital. Dessa vez não se trata de apenas uma, ou duas, mas de quatro bibliotecas que integram essa rede no Recife. Estamos falando das unidades de Santo Amaro, de Santa Rita, de Piedade e de Casa Amarela.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) nasceu de uma iniciativa de seus idealizadores, que tomaram como missão a ideia de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares. A atuação do Sesc se estende a diversos serviços, os quais beneficiam também a periferia e contribuem para a formação da cidadania e para o bem-estar social.

Sesc Santa Rita
No início, as bibliotecas surgiram para atender especificamente aos comerciários. Com o passar do tempo, as comunidades próximas passaram a cobrar uma atuação mais expressiva do Sesc no sentido de estimular as crianças a ler, permitindo, por exemplo, o acesso da população às bibliotecas. A ideia foi abraçada pelos idealizadores e, hoje, o Sesc é um dos principais parceiros do Estado na educação e na formação de leitores e de cidadãos.

Com um acervo total, em toda a Regional, de quase 90 mil exemplares, entre livros, CDs e DVDs, além dos jornais de circulação estadual e revistas nacionais, a biblioteca oferece os mais variados tipos de leitura. São obras de referências, livros de literatura brasileira e estrangeira traduzida, literatura infantil, infantojuvenil, entre outras. O trabalho das bibliotecas é o de incentivar a leitura fazendo a integração da sociedade com a cultura. Mas o Sesc não se limita a realizar apenas esse tipo de ação. Ele também proporciona aos usuários o acesso gratuito à internet, como suporte para o desenvolvimento de pesquisas no mundo virtual.

Programação Infantil / Foto: Divulgação
Dentre as atividades promovidas nas bibliotecas do Sesc para aproximar as pessoas da leitura, são realizados alguns projetos, entre eles: Peças de teatro, Leituras dramatizadas, Deixa que eu conto, Roda de leitura e Meu vizinho, o escritor. Também são feitos laboratórios de autoria, os quais desenvolvem trabalhos junto com bibliotecas que trabalham atividades ligadas principalmente à literatura clássica e a autores pernambucanos. Outro projeto importante é o da feira de livros – intitulada Troca-Troca. É realizada anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de janeiro, em Santo Amaro.

Atualmente, o Sesc vem investindo no projeto BiblioSESC, que são unidades móveis utilizadas para transportar livros de uma comunidade para outra. Os veículos circulam pelas Regiões Metropolitanas das capitais, estacionam em um determinado ponto e fazem empréstimos de livros. Após 15 dias, elas retornam para pegar os livros de volta e partem em direção a outra comunidade.

Sesc Santo Amaro
Para utilizar os serviços tanto das bibliotecas quanto do BiblioSESC, o usuário deve se dirigir a uma dessas unidades portando um documento com foto e rapidamente após o cadastro, o visitante pode levar o livro.

Hoje, atendendo a um público bastante expressivo, o Sesc chegou, em 2011, à marca de aproximadamente 450 mil visitantes/ano e mais de 11 mil inscrições, o que mostra a força, a importância e a aceitação de todo esse trabalho realizado em prol da leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente