Confira as nossas dicas de CDs para o mês de dezembro

Coisas que não se fabricam mais

Formada por músicos de Olinda e do Recife, que se destacaram por mais de uma década na cena manguebeat, a banda Comunidade Azougue não se limita a fazer um som cru e mistura alguns elementos dos estilos musicais da região. O nome do primeiro CD do grupo, ainda em fase de lançamento, define bem a proposta da banda. O Coisas que não se fabricam mais traz a animação e o charme do samba-canção, a sedução e o romantismo do samba de gafieira, e os riffs sempre afiados do rock and roll


Crescendo com a poesia
florianomauricio@yahoo.com.br / (81) 9454 2092 / 9863 5924

Aos três anos, na granja do poeta Alberto Oliveira, em Aldeia, Karol apresentou ao público suas primeiras palavras poéticas. Acompanhada dos poetas Antônio Lisboa e João Santana, fez coro na modalidade Boi da Cajarana. Já Julianne começou ouvindo e vendo a irmã, e fez sua primeira apresentação pública na Rádio Comunitária de Boqueirão, na Paraíba. Nesse primeiro CD, diversas poesias de renomados poetas e cantadores são declamadas pelas irmãs, que brilham tocando seus instrumentos.

Forró de Raiz
(81) 8887 8113 / 3274 2553

Este é o primeiro trabalho voltado para o forró de raiz do cantor Roberto Tampinha, que começou sua carreira artística aos 7 anos de idade. Na ocasião, ele participou da peça Chapeuzinho Vermelho e cantou Chora Sansão, de Cauby Peixoto. Em 1972, começou a tocar nas noites e tomou gosto pelo forró local. Nesse álbum, destacam-se as músicas Eita coração, Sertão tem disso não, Forró maneiro, Gosto de você, Minha saudade, Lembranças de nós, Pourt Purrie Maxixe, Forró gostoso e Navegando.


Mulheres de repente: vozes femininas no repente nordestino
Livraria Cultura e Canto Sertanejo, no Mercado da Madalena

Gravado ao vivo no Teatro Hermilo Borba Filho em julho de 2003 e maio de 2006, o CD apresenta a cantoria do improviso feminino. Produzido sob a responsabilidade da Comissão Pernambucana de Folclore e Associação Respeita Januário, vê-se nesse trabalho o desempenho de nove violeiras repentistas dos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. O comando de Laércio Queiroz, que há dez anos pesquisa sobre mulheres no universo da arte mnemônica, foi fundamental para a finalização do CD.

Pigdigigarêlépó Miscigenação

Este é o 19º CD de Cinval Cadena (Coco Grude), o mais prolífico artista da cena musical pernambucana. O artista contou com a participação do poeta Domingos Alexandre, um dos cabeças da Geração 65, que declama o belo poema Damasco, entre outros; de Sibá, que toca rabeca; de Silvério Pessoa e Ciano Alves, do Quinteto Violado; além do rapper Zé Brown e do saxofonista Alex Coressi. É impossível definir que tipo de música contém esse CD, é necessário ouvir e apreciar a ousadia do artista. 

Veraneio
wggarcia@uol.com.br / bandaeddie.com.br / (11) 7838 0777

De clima quente e úmido e localização litorânea, chega Veraneio, novo trabalho da banda pernambucana Eddie. Vibrante e caloroso, o álbum constrói um clima contagiante de alegria em onze faixas inéditas. Dispara sensações de sol de verão e mar morno, fincando os pés sobre a areia branca e irradiando fragmentos do imaginário tropical. Nesse quinto CD, em um caldeirão borbulhante de punk rock, surf music, frevo, samba e reggae, a banda expandiu ainda mais sua musicalidade sempre rica e própria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente