Cia 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança

POR Gianfrancesco Mello
Fotos Divulgação

Quem não gosta de ver as trapalhadas dos palhaços? Rir, não há nada melhor. O Dia do Palhaço é comemorado no dia 10 de dezembro e a Agenda Cultural do Recife, com o apoio da Gerência de Circo da Fundação de Cultura Cidade do Recife, faz uma homenagem a esses profissionais, que nos trazem momentos de descontração, com uma matéria especial sobre a jovem Cia 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança.

Criada em 2006 pelos atores e produtores Alexsandro Silva e Arnaldo Rodrigues, a Cia tem o objetivo de pesquisar a arte da ‘palhaçaria’ no Brasil por meio do projeto Palhaços brasileiros – A formação do palhaço no Brasil. A pesquisa já resultou nos espetáculos de repertório da Cia como o Palhaçadas – História de um circo sem lona, Reprilhadas e entralhofas – Um concerto para acabar a tristeza e A céu aberto circo pano de roda lona estrelada boca calada.


Segundo o produtor da Cia, Alexsandro Silva, a pesquisa expõe as características, a formação, o treinamento e o comportamento do palhaço brasileiro. “Fizemos visitas aos circos, entrevistamos diversos palhaços e buscamos fundamentos teóricos em depoimentos de autores como, por exemplo, Mário Fernando Bolognesi. No entanto, o nosso viés é mais prático, pois somos atores que realizam uma pesquisa sobre o circo.” Ainda de acordo com o produtor, a pesquisa desencadeia outras pesquisas com relação à música, o paralelo dos circos com os folguedos de Pernambuco e a arte da ‘palhaçada’.

Além dos espetáculos, o trabalho também proporciona ao público a saída do circo para as ruas, levando palhaços, oficinas, produção de artigos e textos teatrais. Esses últimos serão lançados em um catálogo intitulado Dramaturgia Circense para Infância e Juventude, que recebeu o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

“O apoio do Funcultura é a segunda etapa do projeto. Temos um ano para catalogar as reprises, as entradas, as comédias e os dramas circenses, além de registrar essas entrevistas com os palhaços e dar sequência aos trabalhos de uma maneira mais sistematizada. Futuramente, iremos disponibilizar isso em algum site, no acervo para consulta ou até mesmo em um livro”, explica Alexsandro Silva.

Em janeiro de 2012, a Cia 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança, que também é formada pelos atores Cindy Fragoso, Flávio Santana, Jêrlane Silva, Janaína Amorim, Paula de Tássia e José Manoel Sobrinho, completa seis anos. E o mais importante: animando as novas gerações com a arte circense. “A função do circo é fazer rir e encantar, pois é um lugar onde mora a ilusão. Já o palhaço é uma expressão do povo de uma forma mais escrachada”, lembra o produtor.

Saídas e intervenção de Palhaçaria – Sete palhaços, uma carroça de som e o espaço aberto. A iniciativa propõe um exercício de interação direta com o público, pois as apresentações são realizadas em ruas, praças, feiras públicas e eventos privados. As saídas e intervenções são elaboradas com base no tema que norteia as brincadeiras realizadas pelos palhaços durante a ação.

“Essa é uma atividade que fazemos desde 2009. No primeiro ano, no qual falávamos sobre o Palhaço na rua, fizemos duas intervenções: uma dentro do metrô e outra nas ruas do Recife. No segundo ano, decidimos falar sobre o Urbano e o poético e, neste ano, falaremos sobre a Sociedade de consumo”, pontua Alexsandro Silva. Para a atriz Jêrlane Silva, o grande aprendizado do palhaço é estar na rua e interagir com o público. “Dessa maneira, teremos o feed back direto das pessoas, além de aprendermos a entrar ou sair de diversas situações inusitadas.”

Programação:

Saídas e intervenção de Palhaçaria
10 16h
Gratuito

E o consumo o que é? Trata-se de uma reflexão sobre o ato de consumir. A intervenção terá início às 16 horas, na Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, e de lá, os palhaços seguem pela Rua da Imperatriz até a Praça do Diario no centro do Recife.

Intercâmbio com OsPalha de Santa Catarina
12 a 16
O grupo catarinense chega ao Recife para interagir com a Cia e colaborar com a pesquisa do grupo pernambucano.

Lançamento do livro História de uma viagem para se encantar
Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro 
12 19h
R$ 25
O livro faz uma viagem poética pela geografia da cultura popular de Pernambuco. Um texto para crianças de todas as idades.

Cabaré de Palhaçarias
Casa Mecane
17 20h
Trata-se de um evento que reunirá diversas apresentações referentes ao circo brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife