Ordem do Mérito Cultural 2011


Pagu. Foto enviada pela assessoria de comunicação.
Nesta quarta-feira (9), às 19h, no Teatro de Santa Isabel, no Bairro de Santo Antônio, Recife receberá a solenidade de entrega das insígnias da Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2011. A cerimônia da mais alta condecoração da cultura brasileira será realizada, este ano, pela primeira vez na região Nordeste. As comendas são entregues pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura a personalidades, a grupos de pessoas, a iniciativas e a instituições que tenham prestado relevantes contribuições para a cultura do País.

O tema da Ordem do Mérito Cultural de 2011 é a jornalista e escritora Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), mais conhecida pelo apelido de Pagu. Inquieta e de comportamento destemido, Patrícia era feminista e militante do Partido Comunista Brasileiro. Ela ficou conhecida como uma mulher que viveu à frente de sua época, que sempre buscou quebrar preconceitos.

Condecorações
Este ano, serão concedidas 51 condecorações a representantes da cultura brasileira, distribuídas nas categorias Grã-Cruz, que é a mais alta graduação da Ordem, Comendador e Cavaleiro. Nesta edição, 18 personalidades serão agraciadas com a Grã-Cruz, 13 com a Comendador e cinco com a ordem Cavaleiro, além de 15 associações culturais e grupos artísticos que receberão a comenda da Ordem do Mérito Cultural.

Instituída pelo MinC em 1995, a OMC já concedeu mais de 500 condecorações a nomes ilustres da história e das artes brasileiras, tais como Santos Dumont (in memoriam), Bibi Ferreira, Ângela Maria, Cartola (in memoriam), Ana Botafogo, entre outros. As medalhas são direcionadas a um amplo universo temático, de forma a abranger a diversidade marcante da cultura do País. Contemplam as tradições de grupos étnicos, as expressões da cultura popular, as artes visuais, a música, a literatura, o teatro, o cinema, o design, a produção intelectual, entre outros segmentos que compõem o grande espectro cultural do País.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife