O tipo de jornalismo da Agenda Cultural do Recife

A Agenda Cultural do Recife não se responsabiliza pela opinião dos seus entrevistados. A opinião dos nossos entrevistados não significa que seja, necessariamente, a nossa opinião. O compromisso da Agenda Cultural do Recife é com o jornalismo informativo e não opinativo. Isso porque um dos grandes paradigmas do jornalismo atual são a objetividade e a isenção na transmissão dos dados. Com relação ao conteúdo da Agenda Cultural do Recife impressa ou online, sempre divulgamos diversas programações, mas não é de nossa responsabilidade o 'cumprimento' na íntegra dessas programações. Por este motivo, deixamos os contatos para mais informações.  

Para mais esclarecimentos:

Entrevista - A finalidade de caracterizar um texto jornalístico como entrevista é permitir que o leitor conheça opiniões, ideias, pensamentos e observações do personagem da notícia.

Jornalismo Informativo: é aquele utilizado pelos meios de comunicação brasileiros na cobertura diária das informações. Este estilo trabalha com as informações elaboradas e apresentadas em estrutura mais direta, textos normalmente curtos e respondendo a seis perguntas básicas: O que? Quem? Quando? Como? Onde? Por que?

Jornalismo Interpretativo: trabalha com informações mais elaboradas. É essencialmente utilizado em publicações semanais e/ou mensais, com periodicidade mais esparsa, ou ainda em cadernos especiais e edições de fim de semana de jornais diários. Isso porque, como o nome já diz: este gênero busca interpretar as informações. Para isso, procura um número maior de fontes, buscando informações além das já apresentadas pela mídia diária, repercutindo fatos já discutidos, abordando-os com maior aprofundamento.

Jornalismo Opinativo: é constituído essencialmente de textos que marcam a opinião dos autores. Conta com editoriais, que trazem a opinião do meio de comunicação, além de colunas, artigos, crônicas e críticas, que são escritos por especialistas e, em alguns casos, jornalistas, considerados autoridades na área em questão. Estes espaços estão sempre evidenciados como opinativos no meio de comunicação, buscando diferenciá-los bem da produção jornalística da publicação.

Jornalismo Investigativo: trabalha com reportagens, na sua maioria, polêmicas. Entretanto, muitas vezes, a produção jornalística não apresenta as características de investigação e análise, mas sim traz informações em grande número, e que, no entanto, nem sempre acrescentam novos fatos à pauta em questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo