A essência do barroco religioso pelas lentes de Rildo Moura


Capa do livro
O fotógrafo Rildo Moura lança o seu mais novo livro de fotografias, Igrejas Barrocas do Recife, em noite de autógrafos na Livraria Cultura, a partir das 19h, desta quinta-feira (24). Pela primeira vez, um livro reúne registros em imagens, exclusivamente, de igrejas barrocas da cidade, num trabalho voltado para a divulgação e difusão do patrimônio artístico, religioso e cultural do Estado. Com sua especificidade, a obra acaba por revelar um importante inventário da estética na capital pernambucana.


Para montar o ensaio, Rildo selecionou 11 igrejas da cidade construídas durante o período barroco e rococó no Brasil. Entre elas, a Madre de Deus, recém-restaurada, o Convento Franciscano, com a maior coleção de azulejos holandeses das Américas, e a majestosa Capela Dourada, quase toda revestida de ouro 22 quilates. A lente experiente do fotógrafo sucede em destacar, em meio ao exagero do estilo artístico, a riqueza encontrada justamente na delicadeza dos detalhes que passam despercebidos aos olhos menos atentos.

O livro engloba fotos das fachadas, talhas, naves, imagens sacras, mobiliário e arquitetura dos prédios e sacristias. As pinturas nos tetos e os belíssimos painéis de azulejos ganham realce graças à habilidade do fotógrafo de jogar com as sombras, luzes e cores, sem o uso de luz artificial.

O livro sai pela gráfica Santa Marta e conta com o apoio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e do Ministério da Cultura, fazendo parte do programa cultural Lei Rouanet de incentivo à cultura. 

Autorretrato - Rildo Moura
O fotógrafo - Rildo Moura começou como fotógrafo, em 1986, como um hobby. A partir de 2000, passou a investir mais seriamente na carreira, tendo participado de grupos de fotografia e mostras coletivas, como o Paspatu e o Café Tortoni (SP). Hoje, faz parte da seção pernambucana da Associação de Fotógrafos - Fototech. É autor dos livros Teatro de Santa Isabel - Guia fotográfico (2008), Cores do Maracatu (2010) e O Povo do Barro (2011). Incansável, o fotógrafo já está de olho no seu próximo trabalho, que novamente terá como personagens as igrejas barrocas, só que desta vez, de Olinda.

Serviço:
Lançamento do livro Igrejas Barrocas do Recife, de Rildo Moura;
Livraria Cultura - Paço Alfândega, Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife;
Quinta-feira (24), às 19h;
Preço: R$ 30
Gráfica: Santa Marta;
Informações: (81) 2102.4033 

* Com informações da assessoria de imprensa.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife