Casa do Carnaval promove debate com Mãe Nadja

V Caminha dos Terreiros. Foto: Paulinho Mafe

A Casa do Carnaval comemora um ano do Projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias e traz como convidada nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, no Auditório Dona Santa e Mestre Salu da Casa do Carnaval, a Mãe Nadja, que é Rainha do Maracatu Leão da Campina.

Nadja Cristina de Castro tem 48 anos e duas profissões: cabeleireira e técnica em contabilidade. Conhecida como Mãe Nadja de Oyá, a sacerdotisa da Nação Angola Gomeia é filha de Iansã, Mameto (Ialorixá) do Barracão Abassá Axé Oyá Balé Omim, localizado no bairro do Ibura. Há 13 anos, é responsável pelas obrigações religiosas do Maracatu Nação Leão da Campina, ocupando ainda o cargo de presidente e rainha da agremiação fundada em 1997 por Aélson da Hora. Ela é a primeira sacerdotisa a ocupar o cargo de Coordenadora da Câmara de Formação no Conselho Municipal de Cultura do Recife.


Além do Maracatu Nação Leão da Campina, ela abriga em seu barracão um maracatu formado por crianças, o Nação Vunginhos; também o Afoxé Yamin Balé Gilê; a Companhia de Dança Afro Leões Arte e o Espaço Muzenzê, criado  para discussões sobre diversidade sexual e combate à homofobia. No mesmo local, ainda são realizados os ensaios das agremiações e também as oficinas de dança e percussão, as quais têm por objetivo reverter o quadro de vulnerabilidade social que afeta a sua comunidade.

Serviço:
Projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias
Local: Casa do Carnaval - Auditório Dona Santa e Mestre Salu, 1º andar
(Pátio de São Pedro, Casa 52, Bairro de São José)
Dia: Sexta-feira (18)
Horário: 14h às 17h
Informações: 3355-3302 / 3355-3303 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado