Seminário Panoramas do Sul



Neste sábado (29), no SESC Belenzinho, será realizado o segundo encontro do Seminário Panoramas do Sul, do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC Videobrasil. Neste dia, acontecerá a Mesa 2 - A instituição à margem das redes de arte, com a participação Tainá Azeredo e Thereza Farkas (Casa Tomada), Pablo León de la Barra (Centre for the Aesthetic Revolution), María Inéz Rodríguez (Convidada Virtual), Cristina Freire (Debatedora) e Eduardo de Jesus (Mediação). Acompanhe pelo Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado a transmissão on-line (ao vivo) deste encontro.

O 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC- Videobrasil apresenta a série de Seminários Panoramas do Sul, concebido como um convite de abordagem a aspectos relevantes em torno da produção e difusão da arte contemporânea produzida no contexto do território-zona que chamamos de Circuito Sul.

A série estruturada para além do contexto geopolítico, tem o intuito a cada seminário em explorar a potência e a singularidade desse circuito, cuja característica recorrente é a descontinuidade em diversos níveis e sentidos, a partir de contextos onde tensão política, social e cultural de diversas ordens alteram e rearticulam os processos de subjetivação, as formas simbólicas, as relações de alteridade e atualmente, de forma intensa, o modo de efetivação e circulação das informações e imagens.

Os seminários pretendem propor aos participantes sensibilizações conceituais e críticas que possibilitem a visualização de formas de diálogo e trânsito não apenas entre os agentes do 'Sul', mas também nas suas múltiplas formas de relação com o que talvez possamos chamar aqui e agora de 'Norte'. Idealizadas em torno de quatro eixos temáticos (formação, redes, curadoria, publicações), as mesas têm como ponto de partida os seguintes motes de observação e discussão em torno das práticas formativas, institucionais, curatoriais e editoriais públicas (com os quais conforma-se tal campo propício a inúmeras ligações, confrontos, desgastes e paradoxos de forma dinâmica):
  • A arte como terreno de formação do cidadão
  • A instituição à margem das redes de arte
  • Intenções curatoriais: 'curando o Sul sem bússola'
  • Práticas editoriais: quem lê e quem escreve, para o que
Cada sessão de trabalho conta com um mediador, que apresentará o recorte temático à audiência. A seguir, um convidado virtual apresenta em vídeo um comentário crítico acerca do tema a ser discutido. A apresentação de dois estudos de caso oferece elementos e subsídios partir dos quais se explicitarão diferentes dimensões dos assuntos abordados. Ao final, um debatedor sintetizará o conjunto de questões apresentadas, na tentativa de lançar e promover a reflexão, junto ao público, de um pensamento que seja capaz de dar vistas ao agora aqui da arte.

Dia 29.10, das 14h às 18h | Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2
Local: SESC Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife